Prefeitura de Japeri dá início ao mutirão de colonoscopia

A partir desta quinta-feira, (09/05), o Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas dá mais um passo para acabar com a angústia de quem aguarda para realizar os exames e procedimentos. Desta vez, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai zerar a espera pelo exame de colonoscopia. 

Segundo a coordenadora do Complexo Municipal de Regulação, Letícia Motta, o sistema está com 402 pacientes aguardando pelo exame. “Essa espera chega ao fim com o nosso contato para o agendamento. Por isso é importante que os pacientes estejam com os telefones atualizados e atentos à nossa ligação. Agora é só atender o nosso chamado”, relatou a profissional que conta com uma equipe de cerca de 10 pessoas realizando desde o atendimento ao paciente até a inserção no sistema de regulação estadual e o telefonema para a realização dos procedimentos.   

O contato com os pacientes será feito através de ligações telefônicas e da busca ativa em alguns endereços já cadastrados, através dos agentes comunitários de saúde dos territórios. 

Os procedimentos acontecem em parceria com o Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, que vai atender 25 pessoas por semana. Os pacientes serão levados pela frota da Semus e deverão ir com acompanhante. A alta será no mesmo dia. 

A ordem de chamada para o procedimento é de acordo com o cadastro do Sistema Estadual de Regulação.  

O que é e para que serve o exame de colonoscopia

O exame de colonoscopia é feito para a investigação de alterções ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. Ele serve para pesquisar pólipos, que são lesões na superfície interna de algum órgão; identificar sangramento nas fezes, assim como para avaliar diarréias persistentes e outras alterações intestinais.

Com o exame de colonoscopia é possível também realizar a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos como a polipectomia, que é a retirada de pólipos colorretais, pedaços de carne ou tecido que podem ser benignos ou malignos no intestino ou no reto.

O exame necessita que o paciente realize um preparo que começa com uma dieta livre de alimentos sólidos na véspera do exame. Para limpar o cólon, é preciso o uso de laxante. O procedimento é feito com anestesia e o paciente deve ir acompanhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *