A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizou nesta terça-feira, 29/06, no Plenário da Câmara dos Vereadores, a cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão. Estiveram presentes no evento a subsecretária municipal de Turismo, Lídia Malafaia; a subsecretária municipal de Cultura, Simone Sangelis; o subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gerciano Luz; além de vereadores e outras autoridades.
Na ocasião, mais de 100 artesãos foram contemplados com a carteira cumprindo todas as etapas do cadastramento realizado pelo Programa de Artesanato do Rio, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo – RJ.
A subsecretária de Turismo, Lídia Malafaia, destacou o significado da Carteira Nacional para os artesãos e para o desenvolvimento do município. ” Hoje é um dia de muita alegria. Nós sabemos o valor que essa carteira nacional traz. Isso é fruto de muito trabalho, com dedicação e amor”, disse Lídia.
“Essa parceria da Prefeitura de Duque de Caxias com o Governo do Estado é de extrema importância. Estamos trabalhando juntos para cada vez mais fomentar o turismo da cidade. É uma conquista muito grande para os artesãos do município”, declarou Gerciano Luz, subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
Carteira Nacional do Artesão
Fornecida gratuitamente, a Carteira Nacional do Artesão foi criada em 2012 como um desdobramento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e funciona como uma identificação nacional do trabalhador. Entre os benefícios para seus portadores estão facilidades para participar de feiras de artesanato no país e no exterior, para obtenção de crédito, descontos na compra de matéria prima e para realizar oficinas e cursos na área. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas no país, que movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano.
As carteiras que não foram entregues durante a cerimônia estarão disponíveis para retirada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Ailton da Costa, 115, no bairro Jardim 25 de Agosto.