A Prefeitura de Duque de Caxias e o Instituto Benjamin Constant inauguraram, nesta segunda-feira (04/07), o primeiro núcleo avançado da Baixada Fluminense para atendimento a pessoas cegas e com baixa visão. O núcleo funcionará no CIEP Municipalizado 405 Ministro Santiago Dantas e contará com uma equipe de profissionais especializados.
Durante o evento realizado na escola situada no bairro Itatiaia, a diretora-geral da unidade, profª Anne Alessandra de Andrade Silva, destacou a importância do núcleo IBC para a Baixada Fluminense. “Nada mais gratificante na vida de uma professora do que presenciar o reconhecimento da diversidade humana. A ação da Prefeitura de Duque de Caxias, da Secretaria Municipal de Educação junto ao Instituto Benjamin Constant, em trazer um núcleo do instituto para o município representa uma atitude de profunda consideração e respeito ao filho do trabalhador”, contou a diretora do CIEP Municipalizado 405 Ministro Santiago Dantas.
Já a secretária municipal de Educação de Duque de Caxias, professora Roseli Duarte, enfatizou que a implantação do polo na cidade é recompensador em função do trabalho desenvolvido na cidade a fim de oferecer uma educação inclusiva. “Ressalto que, com muito orgulho e alegria, recebemos o Instituto Benjamin Constant no nosso município. Destaco também que, para que este momento se concretizasse, foram meses de trabalho de uma equipe compromissada e unida. Este polo IBC é nosso. É uma conquista da Baixada Fluminense”, disse a gestora da pasta.
Em sua fala, o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, frisou que o aluno do município, muitas vezes, tinha que se deslocar para outra cidade com o objetivo de ser atendido no Instituto, Agora, com a entrega do novo núcleo IBC, o estudante não precisará mais se deslocar para longas distâncias. “Temos o dever de cuidar de nossos estudantes a fim de atendê-los com eficiência. O polo IBC veio para beneficiar as crianças e as famílias”, finalizou o prefeito.