A Polícia Militar promoveu, nesta terça-feira (05/09), mais uma reunião de alinhamento de ações que visam a prevenção e o combate a roubos, furtos e ao vandalismo em equipamentos urbanos no estado.
Diante do complexo cenário da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar criou, em outubro de 2021, o Grupo de Trabalho com as Concessionárias de Serviço Público visando integrar essas empresas com a Corporação e demais entidades competentes no âmbito de segurança pública.
Durante a manhã, a Polícia Militar realizou o 12º encontro com as concessionárias de serviço público com participação de representantes da Subsecretaria de Inteligência (SSI) da SEPM, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Disque Denúncia, Ministério Público (MPRJ), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) com diversas entidades no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Na reunião, as principais empresas de telecomunicações, como Claro, Oi, Tim, Vivo, Anatel e V. Tal, tiveram a oportunidade de compartilhar com as autoridades competentes demandas de segurança pública de suas respectivas empresas.
A SEPM busca compreender com mais amplitude as questões e ouvir diretamente as demandas dos demais envolvidos nesse contexto, considerando a reincidência de crimes de roubos e furtos de cabo no estado.
Periodicamente, são realizadas reuniões entre o comando e representantes das concessionárias prestadoras de serviços diversos, como eletricidade, telefonia e internet, assim como do sistema de trens urbanos.
Dentre diversos aspectos inseridos na temática das reuniões, está a troca de experiências entre os integrantes do grupo, além de buscar propostas, discutir iniciativas e avaliar práticas para reduzir os impactos dos problemas de roubos e furtos nas empresas operadoras e na sociedade destinatária do produto.
O Grupo de Trabalho vem sendo ampliado a cada reunião e conta além da SEPM, com outras Intuições Públicas, empresas de Telecom, Petróleo e Gás, Energia, Águas e Transportes atuantes no Rio de Janeiro.