A Vila Olímpica de Nova Iguaçu, localizada no centro da cidade, vai ganhar o nome de Vila Olímpica Rei Pelé. O projeto, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, foi aprovado em 1ª discussão na manhã de terça-feira (07/03).
“Meu objetivo é enaltecer a vida do nosso querido Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. O maior atleta do século esteve na inauguração da Vila, em 1997”, afirmou Dudu. Com o parecer favorável das Comissões Permanentes da Casa, o texto será colocado em 2ª votação e depois seguirá para a sanção do Executivo.
Outro projeto de lei, também de autoria do presidente, foi debatido e votado em 1ª discussão proibindo o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios em todos os locais, abertos e fechados, do município. Em sua justificativa, o texto explica que estes fogos causam inúmeros desconfortos para bebês, crianças, idosos e para pessoas autistas. Além do impacto negativo nos animais silvestres e domésticos. Em seu artigo 3º prevê multa de 10 UFINIG’s ao infrator que descumprir a lei, caso seja sancionada.
Ainda sobre o tema saúde pública, o vereador Dr. Marcio Guerreiro apresentou projeto que dispõe sobre o caráter permanente de laudo que comprove o Transtorno do Espectro Autista – TEA – ou a Síndrome de Down. O projeto foi aprovado em 1ª votação. Sendo aprovado em 2ª e depois sancionado pelo prefeito, irá facilitar a vida dos pacientes e seus familiares que não mais precisarão de atualização periódica de laudos médicos.
Nova sessão acontece nesta quarta-feira, às 10 horas, na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38, Centro.