Marcando o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Duque de Caxias realizou neste domingo o 1º Passeio Ciclístico Pedal no Paraíso, que reuniu em Xerém cerca de quatro mil ciclistas, de todas as idades, vindos de vários pontos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com um percurso de 12 km, que começou diante das obras do futuro Hotel Escola Municipal, os ciclistas seguiram até a Fazenda Paraíso, o maior centro de recuperação de dependentes químicos do país. O evento foi patrocinado pela Prefeitura de Duque de Caxias e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Cerca de 300 servidores e voluntários participaram da organização do evento, durante a retirada dos kits, no sábado, e no passeio, no domingo. Coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação, o evento contou ainda com as secretarias de Administração, Fazenda, Educação, Governo, Saúde, Obras e Defesa Civil, Esporte e Lazer, Urbanismo, Segurança, Cultura e Turismo, além da Fundec, do Processo Apell, Guarda Municipal e Polícia Militar.
Para acompanhar todo o trajeto, foram disponibilizados três veículos de ambulâncias básicas e uma ambulância avançada do SAMU, que contou com um efetivo de 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos. As equipes de saúde da UBS Rural, localizada ao lado da Fazenda Paraíso, estavam preparadas para atender casos de menor gravidade, enquanto os casos mais graves seriam deslocados para a UPH de Xerém e para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. Não houve, porém, registro de ocorrências significativas nas duas unidades e nenhum paciente teve que ser encaminhado para o HMAPN.
O Pedal no Paraíso foi elogiado pelos participantes, que comemoraram quando o Prefeito Wilson Reis anunciou que ele será inserido de forma permanente no calendário oficial da cidade: “Foi um sucesso além da expectativa. Todos que participaram da organização se empenharam para isso. Um evento como esse tem de fazer parte de nosso calendário oficial”, declarou. Além do prefeito, também estiveram presentes prestigiando o evento o deputado federal Gutemberg Reis, o deputado estadual Resenverg Reis e o vereador Júnior Reis.
Os participantes começaram a chegar cedo no ponto de início do passeio, marcado para começar às 9h. Desde o amanhecer, ciclistas eram vistos em vários pontos da cidade se dirigindo a Xerém. As 7h eles já estavam próximo ao Hotel Escola em busca de seus kits gratuitos, garantidos para todos os inscritos – em torno de 3.500 pessoas. A inscrição dos ciclistas foi feita antecipadamente pela internet e o cadastramento e entrega dos kits gratuitos – contendo camisa, sacola e squeeze personalizados – se iniciaram no dia anterior, sábado, mas muitos deixaram para fazer isso no próprio domingo.
Entre os inscritos que matinaram em Xérem, estava Antônio Carlos Machado, 68 anos, morador da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Antônio é ciclista há oito anos e sempre participa de eventos como o Pedal no Paraíso em diversos municípios do estado: “Eu me inscrevi logo que soube do passeio. Era assunto em diversos grupos de ciclistas na internet”. Outro foi Valmir Cordeiro, 61 anos. Andando de bicicleta com frequência há um ano e meio, atividade que começou com sua aposentadoria, o morador de Imbariê foi pedalando até Xerém para o evento, se aquecendo para o passeio. “É a primeira vez que participo de um evento desse. Precisamos de mais!”, exclamou.
Além dos 12 km do trajeto entre o futuro Hotel Escola Municipal e a Fazenda Paraíso, havia um desafio extra para os ciclistas que ainda tivessem disposição e curiosidade de conhecer um dos mais belos mirantes de Duque de Caxias: subir o Monte de Oração, localizado no interior da Fazenda. Uma das pessoas que encarou o desafio foi Maria Auxiliadora Soares, a Sula, 59 anos, moradora de Santa Cruz da Serra. “Já é a segunda vez que venho aqui e subo. O visual é maravilhoso, recomendo a subida a todos”. Atuando como ciclista há dois anos, Sula participou de um evento ciclístico pela primeira vez e elogiou o evento: “O visual do trajeto é maravilhoso, um belo contato com a natureza. E pedalar é ótimo para relaxar, esquecer os problemas e aliviar o stress. Caxias tem de ter mais passeios assim”, concluiu.
O evento foi aberto também para quem não se inscreveu. Os ciclistas que se encaixavam nesse caso não recebiam o kit gratuito, mas tinham o direito de concorrer ao sorteio de brindes doados pelos patrocinadores, ao final do passeio, já na Fazenda Paraíso. Entre as dezenas de itens sorteados havia luvas, camisas, bermudas, capacetes e diversos outros itens úteis para ciclistas. O destaque, porém, foram as quatro bicicletas de primeira linha. A primeira bicicleta sorteada foi para Rodrigo Aguiar, 35 anos, residente em Nova Campinas. “Adoro pedalar. Até reformei minha velha bicicleta. Estava lá, no alto do Monte da Oração, quando lembrei que ainda teria esse sorteio. Desci do morro na hora”, suspirou aliviado Rodrigo, que também participava pela primeira vez de um evento ciclístico.