Paracambi foi a cidade escolhida para dar o pontapé inicial do Programa Rio Agroflorestas, do Governo do estado. Para marcar o ato, a prefeitura recebeu cerca de 3 mil mudas de mata nativa, numa parceria com a Pesagro-Rio e a Secretaria estadual de Agricultura. As mudas começarão a ser plantadas nos próximos dias.
“Agradecemos a Pesagro-Rio e a Secretaria de Agricultura por essa importante iniciativa”, disse a prefeita de Paracambi, Lucimar Ferreira. “Vai ajudar a tornar o município mais sustentável e a melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
As mudas entregues serão plantadas em áreas de preservação ambiental do município. Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio, disse que o programa começou por Paracambi, mas chegará a outras cidades fluminenses.
O Rio Agroflorestas é um programa que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento da mata nativa local das cidades e, além disso, atuar como polo gerador de pesquisas e desenvolvimento sobre a formação de florestas sustentáveis. Com isso, segundo Paulo Renato, há uma melhoria das condições da flora, da fauna e dos recursos hídricos das localidades em que o projeto é aplicado.