Dois anos depois de realizar a última edição dos Jogos Estudantis e Paralímpicos na cidade, a prefeitura de Paracambi volta a organizar a competição esportiva que é aberta à participação de alunos tanto de escolas públicas como privadas. As disputas acontecerão em diversas modalidades: de atletismo e tênis de mesa a xadrez e handebol. O retorno da disputa, paralisada por conta da pandemia de Covid-19, foi comemorado por alunos e professores.
“O JEP é bem legal, pois me proporciona competir em várias modalidades, como o futsal, por exemplo. Além disso, fazemos amizades com vários grupos”, conta o estudante Kaiki Alberto e Silva, de 14 anos.
Para o secretário municipal de Governo, Dr. Flávio Ferreira, a importância da volta dos jogos estudantis vai além do aspecto esportivo. Para ele, sobretudo depois de um longo período de reclusão por conta da Covid, as competições servirão para devolver aos estudantes o espírito de equipe e de socialização, perdido por conta do isolamento.
“Ficamos muito felizes com a possibilidade de retornar com este evento, que reúne todos os nossos estudantes e muitos familiares, que participam e vibram com as disputas”, conta o secretário, lembrando que a competição paralímpica se destina a alunos da Escola Municipal Almiracir Segatt de Azevedo, voltada para deficientes físicos.
A abertura dos Jogos Estudantis de Paracambi 2022 aconteceu na última sexta-feira, no bairro da Fábrica, com as modalidades de xadrez e maratona, e segue até o mês de maio.