Mais de 376 kg de sabão em pó com indícios de falsificação foram apreendidos só nesta semana
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) fiscalizaram quatro supermercados localizados nas zonas Oeste e Norte do Rio, em operação conjunta nesta terça-feira, 13 de novembro. A ação resultou em autuações por diversas irregularidades.
Os agentes da SEDCON e do PROCON-RJ apreenderam mais de 170 kg de sabão em pó com indícios de falsificação, além de quatro petisqueiras de doces e mais de 87 kg de alimentos impróprios para o consumo, incluindo frios, doces pastosos, chocolates e nozes.
Os fiscais também encontraram problemas estruturais nos estabelecimentos, como portais quebrados e enferrujados, pisos soltos e rugosos, acúmulo de gelo no chão das câmaras frigoríficas, entre outras irregularidades.
Somente nesta semana, mais de 376 kg de sabão em pó com indícios de falsificação foram apreendidos em operações realizadas pela Secretaria e pela Autarquia. Diante disso, o Secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, alerta os consumidores a ficarem atentos ao adquirirem o produto.
“Nossas operações têm sido eficazes na retirada de produtos com indício de falsificação das prateleiras dos mercados. No entanto, orientamos que os consumidores verifiquem se a caixa está devidamente vedada e atentem-se a características diferentes do produto, como cores ou aromas estranhos. Caso haja qualquer suspeita de irregularidade, pedimos que o consumidor entre em contato com o ‘Fala Consumidor’ para que possamos investigar e tomar as medidas necessárias”, afirmou o Secretário Gutemberg Fonseca.
Canais de Contato para Denúncias:
• Fala Consumidor (SEDCON):
WhatsApp: (21) 99336-4848
Telefone: 0800-2020143
E-mail: atendimento@sedcon.rj.gov.br
• PROCON-RJ:
WhatsApp: (21) 97915-4700
Telefone: 151