O Ônibus Lilás, que realiza atendimento a mulheres vítimas de violência, intensifica a programação e estaciona em Belford Roxo, na nesta sexta-feira (14), das 9h às 14h, na unidade de saúde Edir Henrique Gandra. O projeto, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, conta com equipe formada por psicóloga, assistente social e advogados. Neste mês, que marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10 de outubro), o atendimento ainda será levado à comunidade do Cesarão, na Zona Oeste da capital, e aos municípios de Italva e Pinheiral.
Em salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, a equipe faz o acompanhamento contínuo de cada caso e, em parceria com o governo federal e com o MEC, oferece ainda serviços de isenção para segunda via de documentos cartorários. Parcerias permitem o encaminhamento da mulher para um curso do Qualifica Mulher, totalmente gratuito e online, para ajudar na recolocação no mercado de trabalho. Não é necessário agendamento prévio.
Coordenadora do Ônibus Lilás, a advogada Danielle Figueiredo Santos Dias da Costa diz que ainda existe um tabu em relação ao atendimento no ônibus e aos casos de violência, principalmente em cidades menores no estado do Rio.
“Em alguns municípios, especialmente os localizados no interior do estado, dois fatores prejudicam o socorro: a vergonha em procurar ajuda e a agressão muitas vezes normalizada contra a mulher. Além disso, muitas acham que o atendimento é limitado a casos de polícia, mas não é: elas precisam saber que têm, sim, apoio e acolhimento do Estado em qualquer situação de vulnerabilidade”, explica.
O projeto está presente de forma itinerante em todo o Estado do Rio. O Ônibus Lilás já percorreu mais de 40 municípios e atendeu cerca de 1.600 mulheres.
Serviço
Belford Roxo: 14/10 – 9h às 14h
Endereço: Unidade de Saúde Edir Henrique Gandra Avenida da Glória – Nova Aurora