Obras, educação e combate às enchentes marcam os 100 dias da gestão Dudu Reina

O prefeito de Nova Iguaçu imprime ritmo acelerado à cidade com ações contra enchentes, avanços na mobilidade urbana com a construção de viadutos e parceria inédita na educação

Completando seus primeiros 100 dias à frente da Prefeitura de Nova Iguaçu, mesmo representando a continuidade da gestão anterior, comandada por Rogerio Lisboa nos últimos oito anos, o prefeito Dudu Reina já começa a imprimir sua marca e mostrar a que veio. Em pouco mais de três meses de gestão, o novo governo municipal tem dado passos firmes em direção à melhoria da qualidade de vida dos iguaçuanos. Enfrentando de frente problemas históricos da cidade, como as enchentes, a mobilidade urbana e os desafios na educação, Dudu Reina tem imprimido um ritmo acelerado de trabalho, com ações concretas e foco em resultados.

Prevenção às enchentes

Logo nos primeiros dias de governo, Dudu Reina colocou como prioridade a prevenção de enchentes, um drama recorrente nas épocas de chuva. Ele reuniu sua equipe para revisar o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLACON), que contempla ações como o mapeamento de áreas de risco, manutenção de bueiros e canais, instalação de abrigos temporários e campanhas de conscientização da população.

Além disso, negociações com a Light já estão em curso para viabilizar a construção de “piscinões” em pontos estratégicos da cidade, como embaixo do viaduto Dom Adriano Hipólito e no Aeroclube, cuja autorização está sendo tratada diretamente com o Governo Federal. Essas estruturas serão fundamentais para conter a água das chuvas e evitar novos alagamentos.

Operação Cidade Limpa

Ainda na primeira semana de mandato, foi lançada a operação “Cidade Limpa”, voltada à remoção de carcaças e sucatas de veículos abandonados das ruas. Com mais de 500 carcaças espalhadas pela cidade, a medida visa liberar vias públicas, melhorar o tráfego e reduzir riscos à saúde e ao meio ambiente.

Mobilidade urbana

Outro ponto alto dos primeiros 100 dias de gestão é o investimento em mobilidade urbana. O destaque vai para o início das obras de ampliação do Viaduto Dom Adriano Hipólito, no Centro, que promete aliviar os congestionamentos e melhorar a circulação na região do Shopping Nova Iguaçu e da Via Light.

Obras avançam no Viaduto Comendador Soares

Paralelamente, segue em ritmo acelerado a construção do tão aguardado Viaduto de Comendador Soares. A obra já está com 70% de execução e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A nova estrutura vai desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade.

“Sabemos que não se resolve tudo em três meses, mas mostramos que temos um plano e começamos a executar. Seguimos firmes. É só o começo”, diz prefeito sobre desafios da cidade

Segurança e Juventude

Na área da segurança, o prefeito criou, por decreto, uma Comissão de Estudo de Normas para Cooperação na Segurança Urbana, que tem como objetivo realizar estudos que viabilizem e adequem a atuação da Guarda.

Já pensando no futuro da cidade, Dudu Reina criou a Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria de Assistência Social, para dar voz e oportunidade aos jovens iguaçuanos. A nova estrutura busca fomentar políticas públicas voltadas à inclusão, formação e cidadania.

Educação

A educação também recebeu atenção especial. No bairro Engenho Pequeno, foi iniciada a construção de uma escola moderna, com 11 salas de aula, biblioteca, refeitório, quadra esportiva e capacidade para 460 alunos. O novo prédio substituirá a antiga Escola Municipal Capitão Silvino Azeredo.

Uma nova escola será construída no bairro Engenho Pequeno

Mais do que infraestrutura, Nova Iguaçu quer qualidade. Prova disso é a recente parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna. A cidade agora integra um seleto grupo de seis municípios brasileiros que vão implementar o “Plano Anual de Aceleração da Educação”, com foco em alfabetização, combate ao atraso escolar, gestão escolar e melhoria da aprendizagem.

Nova Iguaçu firmou uma importante parceria com o Instituto Ayrton Senna na área da educação

Diálogo e articulação

Dudu Reina também marcou presença em Brasília, participando do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento reforçou a importância do diálogo entre municípios e o Governo Federal, e abriu portas para novas parcerias e recursos voltados a políticas públicas inclusivas e sustentáveis.

Apesar de dificuldade em alguns setores que ainda têm muito o que melhorar, os primeiros 100 dias da gestão Dudu Reina demonstram compromisso, planejamento e ação. Com foco em problemas crônicos e projetos de longo prazo, o prefeito tem conseguido colocar a cidade em movimento. Os desafios ainda são muitos, mas os primeiros passos indicam que Nova Iguaçu tem uma administração presente, articulada e bem alinhada politicamente para conseguir mais recursos para investimentos na cidade.

Por Michelle Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *