Nova tecnologia de radiologia digital começa a ser implantada nas unidade de saúde de Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a implantação do sistema de Radiologia Digital (DR) nas unidades da rede pública de saúde municipal. Enquanto a radiografia computadorizada apresenta seu resultado em uma chapa, a radiografia digital se mostra como uma das novas tecnologias a serviço da radiologia, resultando em uma imagem digital imediata para diagnóstico.

Através do novo sistema a imagem captada pelo Raio X é enviada imediatamente para a tela do computador ou notebook, disponibilizando a sua visualização em 3 a 5 segundos após a realização da radiografia. Com a implantação do sistema DR o município de Duque de Caxias poderá em breve aposentar o uso de produtos químicos aplicados para a revelação das chapas.

“Sem sombra de dúvidas a radiologia digital é mais uma evolução na saúde do município de Duque de Caxias, deixando para trás o processo em que todos os exames eram emitidos em chapas e precisavam ser encaminhados fisicamente até um radiologista. Ao levar essa nova tecnologia para as unidades da rede municipal, vamos reduzir a quantidade de exposição radioativa do paciente, além de ganhar rapidez na emissão de Raio X e nos resultados, agilizando todo o atendimento”, destaca Dr Daniel Puertas, Secretário Municipal de Saúde.

A primeira unidade de saúde a trabalhar com o sistema DR na rede pública de Duque de Caxias foi o Hospital São José, inaugurado em 04 de maio de 2020 para o tratamento exclusivo de pacientes confirmados da Covid-19. Posteriormente o sistema foi instalado também no Hospital Municipal Duque. Agora, o novo sistema será implantado em todas as unidades de saúde do município que oferecem o serviço de radiologia. Além dessas unidades, estão recebendo o novo sistema o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, UPA Beira Mar, UPA Sarapuí, UPA Lafaiete, UPA Infantil, as seis Unidades Pré Hospitalares (UPH), Maternidade de Santa Cruz da Serra, Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes e o futuro Hospital Infantil de Parada Angélica, que será inaugurado em breve.

Através das 23 placas e notebooks que serão distribuídas nas unidades de saúde, as equipes médicas terão acesso imediato às imagens realizadas, proporcionando rapidez na avaliação do quadro de saúde dos pacientes. Além disso, a radiologia digital se utiliza de um equipamento menor e com melhor mobilidade, já que o receptor de imagem pode ser movimentado de acordo com a necessidade de cada exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *