Candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Tuninho da Padaria (PT) teve sua candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (19/09). O órgão acatou recurso do candidato contra decisão da 156ª Zona Eleitoral que havia indeferido seu registro. O voto do desembargador Rafael Estrela, relator do caso, foi acatado por unanimidade.
Segundo informou o jornalista Ricardo Villa Verde, do portal de notícias Agenda do Poder, a impugnação de Tuninho foi proposta pelo candidato a vereador Tio Miminho (PL). O argumento foi de que Tuninho estaria inelegível por ter sido condenado por improbidade administrativa. O relator porém argumentou que a condenação ainda não transitou em julgado na Justiça, estando em fase de recursos.
“Considerando a inexistência do trânsito em julgado da decisão condenatória por ato de improbidade, infere-se que, ao tempo da Convenção Partidária, o recorrente não se encontrava com seus direitos políticos suspensos. Diante do exposto, verifica-se que foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado”, afirmou o desembargador em seu voto.
Autor do pedido de impugnação, Hermes Jonathan Mariano Teixeira, o Tio Miminho, disputa uma vaga na Câmara pela coligação de Dudu Reina (PP), um dos adversários de Tuninho na disputa pela prefeitura. Até abril deste ano, ele ocupava o cargo de Diretor de Arte e Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.
Tuninho da Padaria recebeu a notícia enquanto cumpria agenda de campanha em Santa Rita e comemorou a decisão. “Eu sempre disse que acreditava na justiça e a justiça foi feita. Tentaram ganhar no tapetão mas não vão conseguir, porque eleição se ganha é no voto”, vibrou o candidato.
O deputado federal Lindbergh Farias, que acompanhava Tuninho na caminhada, também celebrou a notícia. “Fizeram uma armação com o Tuninho mas agora houve a vitória. O TRE deu ganho de causa. Tuninho é candidato e nós vamos para o segundo turno! Pode esperar!”, comemorou Lindbergh.
Foto: Anderson Coutinho