Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Nova Iguaçu e sancionada nesta terça-feira (23/08), a lei nº 5.039/22 de autoria do vereador Cláudio Haja Luz, que determina o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.
“É uma grande vitória. A nova lei de minha autoria, permite que as pessoas que sofram da doença recebam atendimento em locais públicos e privados de forma prioritária”, explicou o vereador Haja Luz.
A fibromialgia é uma doença reumática, ou seja, uma enfermidade que afeta o aparelho locomotor da pessoa, afetando ligamentos, músculos, articulações e tendões. É uma doença crônica para a qual não existe tratamento rápido, tampouco uma cura a curto prazo. Quando ela se manifesta, dura pelo menos três meses, com muitos pacientes sofrendo com essa condição por anos ou mesmo pela vida inteira.
Sofro de fibromialgia a pelo menos 4 anos e tenho tido muitas dificuldades até mesmo pra manter meu desenvolvimento no trabalho. Busquei informação na secretaria de saúde de nova Iguaçu sobre a carteirinha de fibromialgia o e não obtive boa resposta. Como faço para conseguir no município meu documento de fibromialgico? E se tenho direito ao cartão de passagem?
Queria saber se em Nova Iguaçu já pode fazer a carteirinha da fibromialgia ou somente morador da cidade do Rio de Janeiro
Eles não respondem né gostaria de saber se só moradores de nova Iguaçu tem direito.
Moro em Nova Iguaçu e não consigo fazer a carteirinha fibromialgia