Nova Iguaçu: Dr. Leonardo Mazzutti quer tirar as Organizações Sociais da gestão da Saúde

Seguindo a rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Nova Iguaçu, hoje é a vez do Dr. Leonardo Mazzutti (Rede). Nascido e criado na cidade, o advogado conhece de perto as questões que precisam ser resolvidas com urgência. Morador do bairro Esplanada, teve sua casa alagada devido ao transbordamento do Rio Botas, situação que causou pânico em grande parte dos moradores da região. Uma das metas emergenciais, caso eleito, é promover a limpeza do principal rio que corta a cidade.

Além das ações de prevenção às enchentes, ele pretende duplicar a Estrada de Madureira, dobrar o efetivo do PROEIS para aumentar a segurança e tirar as Organizações Sociais, as chamadas OSs, do controle da gestão da saúde do município. Confira a entrevista abaixo:

ZM- Quem é Dr. Leonardo Mazzutti? Conte um pouco de sua trajetória.

Leonardo é um cara simples, que mora em Nova Iguaçu desde que nasceu, no Esplanada, em frente ao Rio Botas e teve a casa alagada nas chuvas de 2022, algo que nunca havia ocorrido antes. Formado em Direito pela Unig, consegui montar um escritório de advocacia, que inicialmente funcionou em um tronco de árvore na frente de casa, onde atendia os clientes mais próximos. Vascaíno, motociclista, amante dos animais e um praticante insistente de futebol.

ZM- Quais ações pretende implementar na Segurança? Convocar novos guardas municipais está dentro do projeto?

Sou filho e irmão de policiais militares, ou seja, segurança pública aprendo desde pequeno. Bandido gosta de facilidade e isso não vai ocorrer no meu mandato! Pretendo dobrar o efetivo do PROEIS na cidade, o programa estadual de integração na segurança, que consiste em uma parceria do estado com o município, que possibilita o aumento de efetivo militar nas ruas. Atualmente temos uma média de 70 polícias dia em tal programa, pretendo dobrar para 140, além de brigar pelo aumento do valor pago por turno trabalhado, pois um policial que arrisca a vida pela segurança da sociedade deve ser bem remunerado.

Outro ponto que acredito ser fundamental é que a cidade tenha um efetivo, não inferior, a 400 guardas municipais. Quanto mais o estado e o município estiverem presentes nas ruas zelando pelo bem estar da população de bem, maior segurança será gerada!

Pretendemos convocar novos guardas municipais. Acredito que a presença deles nas ruas inibirá a prática de crimes, bem como protegerá o patrimônio da cidade.

ZM- Pretende promover mudanças na área da Saúde ou permanecerá com o atual modelo de gestão?

Acabar com as Organizações Sociais, as chamadas OSs. Pretendo substituir o modelo de contratação dos funcionários da saúde, promovendo concurso público para que bons profissionais prestem serviço para população. Chega de “banderocracia”, método adotado pela atual gestão, que consiste em empregar que balançou bandeira na eleição. Quero que o profissional tenha voz e estabilidade, não ficando com medo de expor sua posição política por receio de perder o cargo.

Não podemos aceitar que a cidade não tenha um centro de apoio a criança autista! Agora, no final do mandato, a atual gestão está informando que será construindo no antigo CEAM, no bairro da Luz, uma unidade semelhante. Nova Iguaçu precisa de, no mínimo, dez unidades! Com oferta, dentre vários serviços, de fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

ZM- Como pretende melhorar a Mobilidade Urbana da cidade?

Tenho o sonho, sei que difícil, de trazer o metrô até Nova Iguaçu. Gostaria também de duplicar a conhecida “Estrada de Madureira”, construindo recuos para os ônibus, pois quem circula em tal trajeto sabe bem como eles fazem! Param e obstruem a circulação dos demais veículos. Realizar melhoria no tráfego no KM32 é algo urgente, podendo, após estudo técnico, duplicar o trecho e adotar faixas de rolagem rápida. Recebi uma sugestão de um morador chamado Valter de construir passagens subterrâneas para carros em alguns trechos, algo que, se tiver viabilidade técnica, será realizado.

Aquecer o mercado da cidade, com a revitalização do centro comercial e a implantação de um polo industrial, ofertando incentivos fiscais para grandes empresas, creio que fará com que grande parte da população trabalhe em Nova Iguaçu, reduzindo o tempo de deslocamento.

Confesso que gostaria de enterrar a linha de trem que corta o centro da cidade, entre o viaduto do k11 e o João Musch, construindo um grande pulmão verde no centro da cidade, possibilitando pontos de ônibus ecológicos, o que melhoraria o fluxo em ambos os lados, pois evitaria que o transporte coletivo atrapalhasse a fluidez do transito, mas isso dependerá de investimento do governo federal.

ZM- Quais investimentos serão realizados na área da Educação?

Primeiro passo é valorizar os professores, elevando o piso da categoria para o maior valor possível. Gostaria de praticar cinco salários para o professor!

Reformar escolas é algo imprescindível! Não podemos aceitar que nossa cidade tenha escolas sem muros, com quadras esportivas destruídas e com rodizio de aula! Consegui acabar apenas com o rodizio de aula do CIEP 360, no Dom Bosco, quando levei a reportagem no local. Como prefeito poderei realizar muito mais.

Quero que tenhamos escolas em tempo integral, mas primeiro teremos que adaptar nossa estrutura física, incluindo a climatização, pois a alegação de ser um problema da Light, empresa fornecedora de energia elétrica, ser suscitada no final da gestão é prova de incompetência ou ausência de vontade de resolver.

Queria ofertar ao estudante iguaçuano uma universidade municipal, mas isso dependerá de estudo de impacto financeiro. Já imaginou quantos jovens poderiam ter um curso superior sem sair da cidade?

Gostaria, mas sei que não será aprovado, que os filhos de vereadores e do prefeito, obrigatoriamente, estudassem na rede pública municipal! Já pensou como os vereadores lutariam por melhorias nas escolas?

ZM- Caso eleito, o mandato inicia no período das fortes chuvas de verão. Quais ações serão implementadas para evitar novas enchentes como as que ocorreram este ano?

Como disse no início, moro na frente do Rio Botas e vi o “passeio de draga” de alguns políticos da cidade! Qualquer dona de casa sabe que limpar significa remover lixo! Quero limpar toda a extensão dos Rios Botas e Iguaçu e suas ramificações, pois são os que mais causam sofrimento para população iguaçuana. No segundo dia de mandato pretendo pedir ao Governador e ao Presidente, sem preocupação de partido político, que ajudem a limpar os rios da cidade!

Penso também em limpar os bueiros da cidade, bem como desobstruir galerias, pois precisamos que as aguas tenham um escoamento mas célere.

ZM– Um recado para os iguaçuanos que ainda não decidiram em quem votar:

Se você quer o aeroporto funcionando, gerando emprego e renda; Se você quer investimento em educação e esportes, para que nossa cidade possa sediar eventos do circuito nacional de rodeios, de bicicross e de motocross, dentre outros; Se você quer creches populares em todos os bairros da cidade, copiando modelos que funcionam em outras cidade; Se você quer um hospital veterinário em Nova Iguaçu; Se você quer ver servidores públicos valorizados; Se você quer ver o ecoturismo gerando empregos; Se você quer que alguma coisa mude na cidade. Digite 18 dia 06 de outubro e eleja Dr. Leonardo Mazzutti Prefeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *