A campanha de vacinação contra a gripe em Nova Iguaçu começou nesta segunda-feira (19/04). A cidade oferece 40 pontos de imunização, em clínicas de família e postos de saúde, com horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A vacinação contra a gripe vai até o dia 9 de julho.
Como na campanha da Covid-19, a da gripe também é feita de forma escalonada e gradual no município, tendo como público-alvo, nesta primeira etapa, apenas grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Começaram a ser vacinadas crianças entre seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e os profissionais de saúde que tomaram a segunda dose da vacina CoronaVac até o dia 29 de março de 2021.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, devem respeitar um intervalo de 14 dias para serem imunizadas com a vacina da gripe. O mesmo prazo deve ser observado se a pessoa tomar a da gripe antes de ser imunizada contra a Covid.
No Centro de Saúde Vasco Barcelos, no Centro de Nova Iguaçu, o movimento foi grande, mas sem aglomeração. Moradora do bairro da Posse, a atendente Luciana Dionel Siqueira, de 42 anos, levou a filha Safira, de 5, para ser vacinada.
“Levei 10 minutos para vacinar minha filha contra a gripe. Ela está com a caderneta de vacinação em dia e mais protegida contra as doenças”, afirmou ela.
A vacinação contra a influenza permitirá prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Ela vai também reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. As ações de imunização são extremamente importantes para a proteção da população e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do vírus da Covid-19.
A lista completa com os endereços dos postos de vacinação estão em: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-contra-a-gripe/