No dia 06 de outubro os iguaçuanos escolherão quem irá comandar o município pelos próximos quatro anos. As últimas pesquisas de intenção de voto apontam um grande número de indecisos. Com seis candidatos na disputa, é fundamental conhecer as propostas de cada um para decidir quem será o dono da caneta que irá definir os rumos da cidade nas áreas da saúde, segurança, educação, mobilidade urbana e, principalmente, no quesito prevenção de enchentes, um tema que tem tirado o sono da população nos últimos anos.
Para facilitar o acesso dos nossos leitores às propostas de cada candidato a prefeito de Nova Iguaçu, enviamos perguntas idênticas a todos os postulantes ao cargo. Seguindo a rodada de entrevistas, hoje é a vez de Clébio Lopes Jacaré (União Brasil).
Além da criação do polo industrial na região de Adrianópolis com capacidade para até 75 empresas, gerando centenas de empregos para a cidade, Jacaré tem como uma de suas principais metas acabar com as enchentes. Para isso, pretende construir reservatórios de águas pluviais, os chamados “piscinões”, criar jardins drenantes em áreas críticas e três mini represas na Serra do Medanha para conter a água da chuva e reduzir o volume antes de atingir áreas urbanas. Confira abaixo a entrevista:
ZM – Quem é Clébio Lopes Jacaré? Conte um pouco de sua trajetória.
Eu sou homem de origem humilde, nascido e criado em Nova Iguaçu, Marapicu, com meus 11 irmãos… comecei a trabalhar aos 6 anos de idade, enfrentei desafios e dificuldades que me moldaram para ser quem sou hoje. Cresci em uma família que conheceu de perto as dificuldades da vida, onde os sonhos pareciam distantes. Mas foi justamente isso que me fez persistir, sempre acreditando que poderia construir um futuro melhor.
Trabalhei demais e trabalho até hoje…trabalhava muitas horas e em muitas coisas. Se tem uma coisa que eu tenho, é disposição. Eu enfrentei obstáculos que muitos nem imaginam. Tive dores, decepções, humilhações e também aprendizados em sua maioria por conta da minha condição precária. Minha trajetória é marcada pela persistência, pela luta bruta, pela vontade de vencer na vida e poder ajudar minha família, mesmo quando as coisas pareciam impossíveis. Com muito esforço, consegui conquistar meus objetivos… tive realizações que eu via em filme quando era mais novo; coisa de doido! rs Mas nunca esqueci minhas raízes e as dificuldades que enfrentei. Muito menos as pessoas que estiveram comigo e me estenderam a mão.
Agora, estou determinado a ser prefeito de Nova Iguaçu porque quero dar a esse povo aqui as oportunidades que lutei tanto para conseguir. Eu prosperei através da iniciativa privada e me tornei conhecido. Aprendi a gerir inúmeros negócios, e sou muito bom no que faço. Hoje estou em um patamar profissional que, sem medo nenhum, me sinto capaz de enfrentar qualquer desafio relacionado a isso. Deus me acompanhou, me capacitou e me fez estar na hora certa e no lugar certo sempre. Acredito que, com trabalho duro, fé e honestidade, podemos transformar Nova Iguaçu em uma cidade modelo! Uma cidade onde todos tenham a chance de crescer e realizar seus sonhos, sem acepção. Essa frase aqui, eu carrego no peito. Pois o que eu vivi, não quero que mais ninguém viva. Não temos necessidade disso.
ZM- Quais ações pretende implementar na Segurança? Convocar novos guardas municipais está dentro do projeto?
Com certeza! Já firmei uma carta compromisso com eles. A segurança da nossa cidade está lamentável. Um dos motivos de manter minha família longe daqui, foi o sequestro que sofreram. As ruas de Nova Iguaçu não estão mais seguras. Voltando aos guardas, a estimativa é de trazer para perto logo 800 concursados, além de equipar e estruturar a nossa guarda, bem como o centro de monitoramento desativado daqui.
ZM- Pretende promover mudanças na área da Saúde ou permanecerá com o atual modelo de gestão?
Jamais! Tenho vasto conhecimento na área da saúde, e juntando investimento correto e boa gestão, teremos números jamais vistos por aqui. Minhas metas são acabar com a vacância e a falta de insumos, além de garantir um atendimento humanizado para nossas famílias. Já passei na pele o descaso e até mesmo maus-tratos por profissionais da saúde, e essas são coisas que eu não admito. Chega! A pessoa que chega fragilizada em um hospital, uma unidade de saúde, precisa de acolhimento, de bom tratamento, bem como seus familiares, que também compartilham da dor da incerteza sobre a vida do ente querido, e podem sofrer tanto quanto a pessoa hospitalizada.
ZM- Como pretende melhorar a Mobilidade Urbana da cidade?
O povo tem que ir e vir! Tem que ter transporte de qualidade e pontual! Vamos revitalizar corredores viários, estruturar pontos de ônibus de qualidade e com segurança, criar novas passarelas, entre muito mais coisas que estão faltando aqui, além de preparar um Departamento de Engenharia de Trânsito para cuidar somente desta questão.
Um ponto importante aqui, é frisar que também pretendo investir no transporte alternativo, para que seja uma opção viável de mobilidade para os iguaçuanos, ou que possa suprir a falta de transporte urbano em situações diversas.
ZM- Quais investimentos serão realizados na área da Educação?
A educação é onde brilham meus olhos… tenho 5 filhos, e vendo uma das mais novinhas falar inglês de igual pra igual com estrangeiro é lindo demais. O tempo que ela fica na escola, é o tempo que milhares de crianças ficam também. Educação não é somente sobre aprendizado que o professor dá, não. É sobre uma escola bem estruturada e equipada. É sobre merenda de qualidade. Merenda existe, na verdade! Pois em muitas escolas, nem isso tem. Uma vergonha. A criança vai pra escola e volta com fome. A gente precisa garantir todo um entorno, precisa garantir não só que ela tenha um professor pra ensinar, mas que esteja alimentada, concentrada e interessada no que vai aprender. Isso tudo, sem falar nos nossos professores! Heróis que não usam capa, que precisam ser valorizados e reconhecidos. Mas para fechar essa questão com chave de ouro, eu preciso falar também da segurança em ambiente escolar. Garantir a segurança e o bem-estar das crianças e professores é fundamental. Chega de notícias de crianças vítimas de bala perdida ou violência dentro da própria escola, seja com os alunos ou com os professores. Teremos zelo, teremos cuidado, teremos respeito por cada um ali. Sei que o ponto aqui é a educação, mas a segurança no entorno das escolas e também dentro delas é um ponto de ação crucial em meu plano de governo. Será criado um ambiente seguro e propício tanto para a criança aprender quanto para o professor ensinar.
ZM- Caso eleito, o mandato inicia no período das fortes chuvas de verão. Quais ações serão implementadas para evitar novas enchentes como as que ocorreram este ano?
O negócio aqui vai ser a gestão de crise. Vai ser agir rápido no pouco de tempo que vamos ter. Referente aos piscinões, isso não vai ser problema. Em junho desse ano visitei 3 que estavam parados, mas que em cerca de 15 dias de obra, poderiam estar prontos. Não falta verba, falta utilização. Falta a mão na massa e a celeridade das demandas. Eu sou a pessoa que consegue trabalhar e dar atenção a diversos projetos em paralelo. Sempre falo que uma obra não pode atrapalhar a outra… ditado que minha mãezinha sempre me falava.
Então vamos lá. Começamos o mandato? É acelerar os piscinões, fazer a limpeza correta dos canais de escoamento das águas pluviais e garantir que abrigos, suprimentos e socorro estejam a postos caso necessário.
Após a parte crítica, vamos à construção de reservatórios de águas pluviais, mini represas na Serra do Mendanha, implantação de jardin drenantes… coisa à beça! Se vai deixar de ter uma coisa em Nova Iguaçu, vai ser enchente! Eu só não falo mais coisa aqui, pois vai faltar espaço. Já viu meu plano de governo? rs Meu orgulho! Lá tem “tim tim por tim tim” o que vamos implementar. -E quando eu falo “vamos”, eu estou falando só de profissional de ponta! De gente competente, que vai estar comigo pela experiência, e não pelo cargo. Desde sempre eu aprendi a trabalhar com os melhores de cada área. Assim, sempre garanti empreendimentos fantásticos; e desse mesmo jeito, vamos transformar Nova Iguaçu em uma cidade modelo! Para a Honra e a Glória do Senhor!
ZM– Um recado para os iguaçuanos que ainda não decidiram em quem votar:
Meus queridos, minhas queridas… estamos em guerra! Mas não se assustem não. É uma guerra de ideais! Uma guerra onde cada iguaçuano vai participar ativamente. Tanto o que vota, quanto o que não vota. Tem uma frase que eu acho muito interessante, sobre o que estamos vivendo. Ela fala assim: “O castigo dos bons que não fazem política, é serem governados pelos maus.” -Essa frase é de Platão. Ela acabou fazendo parte da minha trajetória. É por isso que hoje eu tô aqui. Por isso que eu to concorrendo a esse cargo, saindo do meu conforto, deixando minha família, arriscando a minha vida. Eu tô aqui porque eu acredito que tem esperança pra Nova Iguaçu! Eu tô aqui porque eu tô cansado de entrar ano e sair ano, e ver os mesmos problemas, as mesmas reclamações. Chega! A gente precisa dar um basta nisso… a gente! Eu, você… nossa família, nossos amigos, nossa vizinhança. Se a gente não se levantar uma hora, as coisas vão continuar do jeito que estão. Eu não me conformo. Não se conforme!
Pesquisem os candidatos além do que a mídia mostra. Veja trajetória, valores, acompanhe o dia a dia.
Precisamos de renovação. Renova Iguaçu!