Tradição, fé e cultura se encontram na 67ª edição da Festa do Santo Guerreiro, que promete emocionar devotos e movimentar a cidade entre os dias 20 e 23 de abril
A cidade de Nova Iguaçu já se prepara para uma das celebrações religiosas mais aguardadas do ano: a festa em homenagem a São Jorge, o Santo Guerreiro. Entre os dias 20 e 23 de abril, centenas de fiéis devem lotar a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, para agradecer pelas graças recebidas e renovar sua fé.
Reconhecido como um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Jorge arrasta uma verdadeira multidão todos os anos, uma legião de devotos que carrega no peito a coragem, a esperança e a força que o santo representa. A 67ª edição da festa traz uma programação especial que une religiosidade, cultura popular e muita alegria.

O ponto alto da celebração acontece no dia 23 de abril, dia de São Jorge, quando a paróquia realiza missas durante todo o dia: 05h, 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 12h, 14h,15h, 16h, 19h, 20h e 21h.
Já nos dias que antecedem a data, será realizado o tríduo de São Jorge, período de três dias de oração e preparação para celebrar o Santo Guerreiro, nos dias 20, 21 e 22 de abril, sempre às 19h.
No dia 23, às 17h, a tradicional procissão toma as ruas do centro de Nova Iguaçu. Fiéis seguem a imagem de São Jorge ao som de cantos e orações, em uma manifestação pública de fé e devoção.

Paralelamente às atividades religiosas, a Rua Getúlio Vargas, onde fica localizada a paróquia, se transforma em um grande palco cultural a céu aberto. Com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, o evento, oferece uma vasta programação com música, dança, teatro, circo, gastronomia e artesanato, no mesmo formato da Feira Iguassu. Um dos destaques da festa é a performance teatral “Salve Jorge”. Um cavalo robótico, produzido pelo artista plástico Raimundo Rodrigues, com o ator Augusto Vargas, interpretando São Jorge. A festa começa às 10h nos quatro dias e se estende até a noite.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
Domingo – 20 de abril
- Tambores de Iguassu (maracatu)
- Street Legends (dança urbana)
- William Batalha e Inez Azevedo (MPB)
- Banda Rock 60
- André Júnior e banda
- Performance teatral “Salve Jorge”
Segunda-feira – 21 de abril
- Street Legends (dança)
- Oficina Permanente de Circo
- Choro dos Pavões (chorinho)
- The Lux (pop rock)
- Samba de Siriguela
Terça-feira – 22 de abril
- Rogério Costa (saxofone)
- Oficina Permanente de Circo
- Tambores de Iguassu
- Street Legends (dança)
- Dorgô e banda (rap)
Quarta-feira – 23 de abril (Dia de São Jorge)
- Street Legends (dança)
- Oficina Permanente de Circo
- Robson Luy e Sérgio Tarquino (MPB)
- Trio Baião Lunar (forró)
- Cremilson Bico Doce e o Quilombo Marambaia (samba)
- Performance teatral “Salve Jorge”
SERVIÇO:
67º edição da Festa de São Jorge
Data: 20 a 23 de abril a partir das 10h
Rua Getúlio Vargas, Centro de Nova Iguaçu (Rua dos Cartórios)