O chef de cozinha Rodrigo Barros, ganhador na categoria Laranja da Terra
Em sua segunda edição, o Prêmio Destaque Iguaçuano, realiza a entrega dos troféus para personalidades e instituições que fazem a diferença no município. A cerimônia será nesta sexta-feira (27), às 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro – Casa de Cultura – na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu. O II Destaque Iguaçuano é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“O objetivo é dar visibilidade e reconhecimento para quem realiza iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico da Cidade”, afirma o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro. “Me sinto muito feliz e honrada em ganhar este prêmio tão importante. Em 2018, eu transformei o meu hobby, o artesanato, em profissão. Como empreendedora, vivo exclusivamente do trabalho das minhas mãos e da minha arte”, revela a artesã Shirley Sabino, vencedora na categoria Empreendedor. Ela atuou no projeto Octo Brasil de criação e doação de peças em crochê para maternidades da Baixada Fluminense.
Através de edital, os participantes das 10 categorias se candidataram ao prêmio. Os eleitos foram escolhidos em votação popular pela internet. As categorias em disputa foram Meio Ambiente, Comunicação Social, Redes e Parcerias, Empreendedor, Cultura, Educação, Esporte, Apresentações Artísticas, Responsabilidade Social e Laranja da Terra.
“É um divisor de águas em minha vida. Sou amante da cidade de Nova Iguaçu e já fui premiado e homenageado em diversos lugares do Brasil. Esse prêmio não ficará apenas na prateleira, ficará em meu coração”, conta o chef de cozinha Rodrigo Barros, ganhador na categoria Laranja da Terra, que homenageia cidadãos ilustres iguaçuanos. Participante do cobiçado Master Chef Brasil, ele destaca em seu trabalho, o incentivo ao resgate da gastronomia nacional e sua ancestralidade.
“Ganhar o Prêmio Destaque Iguaçuano 2022 é muito importante, porque estou sendo reconhecido por preservar a natureza e, principalmente: saber que tenho impactado pessoas através dos meus plantios”, comentou Alexandre Bensabat Filho, de 8 anos, conhecido como Xandinho, o Menino que Planta. Vencedor na categoria Meio Ambiente, ele tem o objetivo, através da conscientização ambiental, de chegar a mil árvores plantadas no Estado do Rio.
Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Destaque Iguaçuano 2022:
Meio Ambiente
1º Xandinho – O Menino que Planta
2º Projeto Tampinha do Bem
3º Casa do Jovem Fotógrafo
Comunicação Social
1º Caioba Troca Ideia (candidatura única)
Redes e Parcerias
1º Semana de Culturas, Artes e Ciências da Baixada Fluminense 2022
2º Oficina Permanente de Teatro e Circo
3º Grupo Somos as X
Empreendedor
1º Shirley Sabino Arte e Bom Gosto
2º Mega Feira do Empreendedor
3º Irmãs Medeiros Palestras
Cultura
1º Mano Décio
2º Gil Santos
3º Escola Popular de Artes
Educação
1º Professor Leandro Silvio
2º Projeto Sesc+ Infância
Esporte
1º Escolinha de Futebol do André
2º Tony Fox – Instituto Faixa Preta de Jesus
3º Tecido Acrobático Nova Iguaçu
Apresentações Artísticas
1º Grupo Pimenta do Reino
2º André Alves Saxofonista
3º Gusta Xavier
Responsabilidade Social
1º Patronato de Nova Iguaçu
2º CISIN – Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi
3º Projeto Social Igreja na Comunidade
Laranja da Terra
1º Chef Rodrigo Barros
2º Lirian Tabosa
3º Celso Mosciaro