Nova Iguaçu: candidatos a vereador entram na reta final da disputa por uma vaga na Câmara

De olho em uma das 23 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, os candidatos a vereador intensificam a busca por votos na reta final da campanha. Além das caminhadas e carreatas, o apoio dos padrinhos políticos é o trunfo utilizado por muitos para obter a atenção do eleitor, principalmente nas redes sociais.

Com o aumento do número de vagas no legislativo e o vultuoso aporte financeiro dos recursos do fundo eleitoral destinado aos principais partidos políticos, as legendas montaram nominatas de peso sendo difícil apostar quais terão mais chances de alcançar o número de votos necessários para serem eleitos.

É o caso do Progressistas (PP). A legenda do candidato a prefeito Dudu Reina tem grandes nomes na disputa, incluindo dois vereadores que buscam a reeleição, Dr. Marcio Guerreiro e Claudinho da Kombi, além do deputado estadual Elton Cristo. Antigo aliado do prefeito Rogerio Lisboa, o ex-Ouvidor da Prefeitura de Nova Iguaçu, Fabrício Ferraz, também busca uma vaga de vereador. A legenda conta ainda com outros fortes candidatos entre eles, o advogado Dr. Luiz Piusso, com amplo trabalho social na região do Jardim Tropical; Terapeuta Wanessa Fernandes, mãe atípica e profissional dedicada ao trabalho com pacientes com Transtorno do Espectro Autista;  Chef Rodrigo, renomado profissional do ramo da gastronomia; além de Luizinho do Frango e Dica do Povo.

No Partido Liberal (PL) a situação não é diferente. A sigla reuniu um time de grandes lideranças para tentar garantir uma vaga na Câmara Municipal. A cantora gospel Cristina Mel possui uma legião de fãs e obteve cerca de 23 mil votos em 2022 para deputada federal. É a aposta do PL para que uma mulher ocupe uma vaga no legislativo iguaçuano.  Dois ex-secretários de Rogerio Lisboa também estão na disputa: o ex-secretário de Saúde e de Governo, Dr. Manoel Barreto, e o ex-secretário de Esportes, Fernandinho Moquetá. Especialista em Segurança Pública, tendo atuado como secretário da pasta em Nova Iguaçu, Igor Porto também tenta uma vaga. Ele obteve 17.312 votos para deputado estadual em 2022, sendo 5.200 em Nova Iguaçu. Além deles, também estão na disputa a  cantora gospel Andréa Fontes, Felipe Ferreira, apoiado pela família Bolsonaro, Ricardo Oliveira e Baixinho da Van, liderança comunitária que conta com o apoio do deputado estadual Carlinhos BNH.

O PSDB tem na disputa para vereador, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Mario Lopes; o vereador Alexandre da Padaria; o ex-vereador Gerciano; Irinaldo Baiano; Anderson Teca; Mi Duarte; e Wesley Lopes, que vem realizando uma campanha grandiosa, conta com o apoio do deputado estadual Felipinho Ravis, e é considerado uma grande aposta do parlamentar para vencer o pleito.

No Cidadania, o ex-presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, também está em busca de uma vaga de vereador. Além dele, o partido conta com nomes como Cezinha Sarte; Li Só Alegria e Marcia Bahiana.

No MDB, Maninho de Cabuçu tenta a reeleição.  Também seguem na corrida eleitoral, Juan Santa Cruz; Luizinho Batata; Rafael Cesta Básica; e Manoel Fisioterapeuta, importante liderança política que conta com apoio dos irmãos Rafael e Leonardo Picciani e do deputado federal Juninho do Pneu.

O Republicanos também vem com grandes nomes como candidatos a vereador. A aposta feminina é a empresária Adriana Sant´anna, liderança com grande influência no bairro Califórnia onde desenvolve diversos projetos sociais. O vereador Claudio Haja Luz é candidato à reeleição pela legenda. Seguindo os passos do filho, Rogerio do Pneu, pai do deputado federal Juninho do Pneu, também busca uma vaga na Câmara Municipal. Entre os que disputam uma vaga pela legenda estão Aline Leitão; Diomar; Diva do Peixe e Mario Vianna do Waguinho.

No Avante, o vereador Jeferson Ramos busca a reeleição. O partido também tem na disputa Jorge de Austin; Camu; Rogerinho BNH; Thalles Lima e Xodó da Ótica, liderança que conta com o apoio do deputado estadual Felipinho Ravis e do deputado federal, Juninho do Pneu.

No PSD, o ex-deputado federal Walney Rocha busca uma vaga no legislativo iguaçuano. O veterano Maurício Morais, líder de Governo na Câmara, busca a reeleição. Caso eleito, vai para o sétimo mandato. Fabio Rodilândia e Rodrigo Luiz também buscam uma vaga na Câmara pelo partido.

Pelo PRD, com forte atuação na região do KM 32, o vereador Vaguinho Neguinho é candidato à reeleição. Outro candidato pela legenda é o empresário Marcio Fonseca. Com uma campanha forte nas ruas, ele conta com o apoio de um time de peso da política iguaçuana: Rogerio Lisboa, Doutor Luizinho, Felipinho Ravis e Dudu Reina. Também buscam uma vaga de vereador pelo partido, Anderson Santos e Renato do Mercado.

Pelo Solidariedade, partido do deputado estadual e atual secretário de Estado de Trabalho e Renda,  Felipinho Ravis, estão na disputa: Alcemir Gomes, que busca a reeleição; Anderson Topô; Carlão Torres; Eraldo da Farmácia; Léo Arão; Marcio Simpatia; e Douglas Nadaes, grande aposta da legenda e importante liderança da região do Jardim Tropical e Engenho Pequeno.

O PT, partido do candidato a prefeito Tuninho da Padaria, também escolheu importantes lideranças políticas para buscarem uma vaga na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Estão na disputa os ex-vereadores, Dr. Cacau e Ferreirinha; Edison Medeiros; a professora e mestre em História, Elaine Monteiro, aposta feminina do partido para ocupar uma cadeira no legislativo iguaçuano; e o ex-secretário de Serviços Públicos, Douglas Mucciolo, que comandou a pasta entre 2021 e 2023, atuando na elaboração do projeto de eficiência de iluminação com LED e em diversas frentes de obras na cidade.

No PV, estão na disputa Darlis Paz; Paulo Adonai; Robinho; Gilcéa; Daniel de Jesus, e Sadraque Albino, que desenvolve um importante trabalho social voluntário na cidade por meio do instituto Meduca.

Pelo PMB, o ex-vereador Carlão Chambarelli busca mais uma vez ocupar uma vaga no legislativo iguaçuano. Importante liderança política da cidade, com quatro mandatos de vereador, realizou diversas indicações legislativas ao longo da sua vida política, principalmente para a região do K-11, e foi um dos que lutaram na Câmara pela reabertura do Hospital Iguaçu, que este ano se tornou realidade. Além dele, também disputam uma vaga pela legenda, Fabinho de Austin; Catia Dias; Andreia Campos e Henrique Torres.

O PDT, que a princípio fazia parte da coligação de Dudu Reina mas foi rejeitado pelo PP e passou a integrar a coligação do candidato Tuninho da Padaria (PT), também montou um time pesado de candidatos a vereador. Além do vereador Dr. Robertinho, que busca a reeleição e tem forte atuação em projetos voltados para a área da saúde, o partido fundado por Leonel Brizola também tem na disputa Thadeu Fernandes. Filho do ex-vereador Marcos Fernandes e importante liderança na região do terceiro distrito, é uma grande aposta da legenda. O policial militar Léo Nobre, que conquistou 2514 votos para vereador em 2020, disputa novamente uma vaga, com apoio do deputado estadual Pedro Brazão e do deputado federal Juninho do Pneu. Outro candidato da legenda é Nurynho Almawi. Estudante de Direito e sambista, ele obteve 1164 votos na última eleição para vereador e promete um mandato popular. Com apoio de Felipinho Ravis, outro médico que busca uma vaga na Câmara é Doutor Juninho. Também disputam uma das cadeiras, Marquinho do Chapéu; Antonio Neto; Wanderson Gomes e Duduzão.

A Rede, do candidato a prefeito Dr. Leonardo Mazzutti, também montou uma grande nominata para lutar por uma vaga de vereador. Entre eles, Lula Rodrigues; Alê do Mazzutti; Carlinhos do Lixo; Alexandre do Social; Amigo Gerson; Andreia do Posto e Paulo Miguel.

Pelo PSOL, a Professora Leci, que já disputou a Prefeitura de Nova Iguaçu pelo partido, desta vez é candidata a vereadora. Ela é a aposta da legenda para que uma mulher volte a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade. Também estão na disputa Gilmar Cabral; Ulysses do PSOL e Andreia Loira.

O Novo, partido da candidata Iza Dutra, única mulher na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, aposta em nomes como Abraão Braz, Jonatan Seixas, Fernando Braz e Francisco Ferreira para ocupar uma vaga no legislativo iguaçuano.

No PSB, que tem como candidato a prefeito Aluísio Gama, a grande aposta é a ex-prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama. Com a experiência de ter comandado o município, ela agora busca uma vaga no legislativo iguaçuano. Entre os candidatos a vereador da legenda, também estão Iracema Iguaçu e Serginho Beleza, importante liderança política da cidade que conta com apoio da família Novaes.

O União Brasil, partido do candidato a prefeito Clébio Lopes Jacaré, também tem grandes lideranças políticas da cidade como candidatos a vereador. Filho do ex-vereador Daniel da Padaria, Danielzinho da Padaria busca seguir o legado político do pai e  disputa uma vaga na Câmara. Gersinho Filho, forte aliado do candidato a prefeito da legenda, também está na luta para conquistar uma cadeira no legislativo iguaçuano. Delano disputou uma vaga em 2020, quando obteve 4470 votos, e desta vez espera conquistar o tão sonhado mandato de vereador. Além deles, também são candidatos Beiruth; Bispa Mônica; o ex-vereador Marcelo Lajes; Sheila Arão e Julio Bombeiro.

O Podemos vem com uma nominata forte na disputa por uma das 23 cadeiras de vereador. Com grande atuação no bairro Miguel Couto, onde indicou diversas obras, o ex-vereador Carlinhos Presidente busca mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal. Os ex-vereadores Fernando Cid, Jesué Brito, Gilson Cunha e Neizinho Irmão também estão na disputa para conquistarem um novo mandato. O defensor da causa animal, Rodolfo Maya, também é candidato a vereador pelo partido.

Pelo AGIR, disputam uma vaga entre outros candidatos, o ex-vereador Arthur Legal; Cimar da Oficina; Dr. Flavio Medeiros; Marcio Green; Cássia Wood; Rogerio 007; e Keila Moraes, defensora da causa animal e idealizadora do projeto Quem ama, Castra, que desenvolve um importante trabalho com animais, tendo realizado mais de 1500 resgates.

O Mobiliza tem na disputa lideranças como Anderson do Cacuia; Buiu do Povo, Gêmeos Nunes e Vitor Vianna.

Pelo Democracia Cristã, o ex-vereador Denilson Ambrósio, com forte atuação na região de Austin, busca mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal. Liderança atuante na região do Caioaba, Romulo Troca Ideia também é candidato a vereador. Desenvolvendo um importante projeto social na região, lutando pela manutenção preventiva do Rio Botas, ele teve forte atuação durante as últimas enchentes que atingiram a cidade, deixando muitos desabrigados em seu bairro. Também buscam uma vaga pela legenda, Fernando Muguêt e Juninho Nazareno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *