O deputado Noel de Carvalho (PSDB) foi eleito corregedor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) nesta quarta-feira, dia 28. Dos 61 deputados que votaram, todos foram a favor do nome de Noel para ocupar o posto.
Também foi eleito como corregedor substituto o deputado Rodrigo Bacelar (SDD).
Em 2007, Noel foi um dos líderes de governo na Alerj e está em seu quinto mandato. O parlamentar é o único deputado constituinte da Casa.
“É uma honra ter sido eleito para assumir um posto desta envergadura e de enorme responsabilidade. Para mim, o conceito de corregedoria não é o de punição ou repreensão, mas de retificação e melhoria para as boas práticas da Casa, que é uma obrigação nossa para com os cidadãos e cidadãs do nosso estado. Meu compromisso é, e sempre será, com a transparência, prática que norteará esse meu trabalho. Agradeço os elogios e a confiança dos meus pares que votaram em mim. E, num momento em que a política do país se encontra tão desacreditada, conto com eles para elevarmos o nome da Alerj ao mais alto nível de confiança que uma casa legislativa pode alcançar”, disse Noel.
CORREGEDORIA
De acordo com o Código de Ética da Alerj, cabe ao corregedor promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina; dar cumprimento às determinações da Mesa Diretora referentes à segurança interna e externa da Casa; supervisionar a proibição de porte de arma, e abrir sindicâncias sobre denúncias de ilícitos envolvendo deputados.
O corregedor parlamentar e o corregedor parlamentar substituto também participam das deliberações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, com direito a voz e sem voto, com o intuito de promover esclarecimentos dos fatos investigados.
FOTO: Julia Passos/Alerj