A Prefeitura de Nilópolis retomou nesta quarta-feira (06/10) o serviço gratuito de castração de cães e gatos no município. Popularmente conhecido como “castramóvel”, o programa foi iniciado em novembro do ano passado, porém precisou ser suspenso alguns dias depois para passar por readequações.
A cerimônia que marcou a retomada do serviço foi acompanhada pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal, vereador Leandro Hungria, que comemorou a volta do serviço no município:
“Temos hoje uma população estimada em cerca 14 mil animais que perambulam pelas ruas de Nilópolis. A única forma viável para reduzirmos essa população é a castração. Infelizmente o serviço ficou paralisado desde o final do ano passado para que pudesse ser readequado, e hoje estamos reiniciando as atividades. Agradeço ao diretor da Vigilância em Saúde do município, Dr. Gustavo Naame e toda a sua equipe por todo o empenho desprendido para que o castramóvel voltasse a funcionar”, agradeceu o parlamentar.
O prefeito Abraão David Neto aproveitou o momento para lembrar que este é apenas um dos projetos em prol dos animais que serão colocados em prática:
“Estamos dando o primeiro passo para o controle da população de animais em situação de rua. O vereador Leandro Hungria conseguiu uma verba muito importante com o deputado federal Professor Joziel para a implantação de uma clínica veterinária municipal. Já estamos fazendo os estudos para que o projeto saia do papel em breve, assim como as feiras de adoções de animais e tudo mais que for preciso”, disse.
Responsável pelo “castramóvel”, o diretor Gustavo Naame, explicou que a prioridade neste primeiro momento será zerar a fila de animais que ficou parada durante o tempo em que o serviço ficou suspenso:
“Hoje temos cerca de 400 animais cadastrados que estão aguardando a cirurgia de castração e por enquanto nosso intuito é atender a essa demanda, para tão logo possamos abrir inscrições para novas cirurgias”, concluiu.
A previsão é de que nos próximos dias seja colocado no ar um site do projeto Castramóvel com informações sobre os requisitos necessários para que as famílias possam se candidatar a uma das vagas.