No último domingo, 23 de março, a Vila Olímpica de Queimados foi palco de um evento marcante para o universo da capoeira. O Instituto Raízes da Resistência promoveu o II Encontro Mulheres de Raízes, uma celebração da força e representatividade feminina dentro dessa manifestação cultural.
Sob o comando da Contramestra Raiz e a supervisão do Mestre Comprido, o evento teve início com uma série de aulões. A Mestra Coquinho conduziu uma aula de capoeira, enquanto a Mestranda Raquel ensinou os movimentos do maculelê. A Contramestra Shayna, por sua vez, apresentou os ritmos e passos do jongo, envolvendo todos com sua energia contagiante.
A Contramestra Raiz, organizadora do encontro, destacou a importância do evento, que proporcionou um espaço para as mulheres se reunirem, compartilharem experiências e fortalecerem sua presença no cenário da capoeira. “Tivemos a oportunidade de reunir mulheres de diferentes formações, que aprenderam e mostraram suas habilidades, comandando e sendo protagonistas”, afirmou.
O evento também contou com uma apresentação de samba de roda, que animou todos os participantes, e foi encerrado com uma grande roda livre de capoeira, celebrando a união e o talento feminino.
