A 11ª edição do maior festival de cervejas artesanais e entretenimento da América Latina chegou ao seu terceiro dia no Píer Mauá, na Região Portuária do Rio, no sábado, 12 de outubro. Em pleno feriado, a comemoração do Dia das Crianças nos armazéns 3, 4 e 5 foi destinada aos adultos que puderam degustar as mais de 1.500 cervejas artesanais no já conhecido como a “Disneylândia dos cervejeiros”. Criado há 30 anos na cidade de Montreal, no Canadá, o Mondial de la Bière completa 11 anos no Rio de Janeiro.
“O Mondial de la Bière é uma marca conhecida mundialmente e o Brasil é o nosso filho mais novo. São 11 anos que o Rio de Janeiro é a nossa casa. Nossa expectativa é que o evento cresça ainda mais pelo Brasil e desembarque em outras cidades como São Paulo, Recife, Bahia… O Mondial de la Bière já faz parte do calendário de eventos do Rio. Nosso objetivo é sempre proporcionar a melhor experiência para o público, que espera ansioso, pois sabe que vai encontrar aqui um festival com qualidade de rótulos, música boa, ambiente agradável e uma gastronomia diversificada. É, sem dúvida, um evento consolidado que a cada edição se mostra único unindo a qualidade da cerveja com experiência”, conta Jeannine Marois, fundadora do festival.
“Sábado foi o nosso dia de maior lotação, um dia que gerou certa apreensão, e quando colocamos o nosso planejamento à prova. Apesar disso, tudo fluiu muito bem no decorrer do dia, às 19h já tínhamos 10 mil pessoas na casa. Recebemos elogios da estrutura de banheiros, por exemplo. A Praça Therezópolis foi bem aceita, e tivemos um ótimo movimento em todos os armazéns. Domingo tem tudo para encerrarmos com chave de ouro, um ótimo dia para tomar uma cerveja, então quem ainda não veio, está convidado, temos os últimos ingressos disponíveis!” comemorou Gabriel Pulcino, gerente de negócios do festival.
Marcas apostam em drinks variados para atrair todos os públicos
No Mondial de la Bière, quem não aprecia cerveja também está representado. Drinks com opções igualmente saborosas e diversificadas chegaram para ficar. Na edição deste ano, os visitantes conheceram os vinhos frisantes com limão siciliano na Oceà que encontrou nos acompanhantes dos cervejeiros o nicho ideal de atuação. “Focamos nas pessoas que vem acompanhar os cervejeiros que nem sempre gostam de cerveja e encontramos aí uma oportunidade de participar do Mondial de la Bière” comentou Duda Vinagre, responsável pela gestão comercial da marca.
Outro destaque é o drink aromático do Chá Pinheirinho, que combina mate, gin e limão (6% de teor alcoólico). “É a nossa primeira vez no festival. Somos de São José dos Campos (SP) e tivemos uma ótima recepção dos cariocas. Viemos apresentar um rótulo para ser uma alternativa à cerveja e tivemos uma aceitação muito alta, quem experimenta sai muito feliz”, comemorou Daniel Caratti, sócio-fundador da marca.
Já os amantes de cachaça encontram boas opções com as batidas artesanais da 021 Batidas Premium, que teve dentre as mais pedidas os sabores de pistache e a de coco, registrando a marca de 300 litros vendidos em três dias de festival. Há ainda a opção das cachaças refinadas da Biroots, que chega nesta edição com uma variedade de sabores para agradar todos os paladares e preferências etílicas.
A carioca Laura Haddock-Lobo, está no seu quarto ano de festival e elogiou a organização, disposição dos armazéns e a diversidade de opções de bebidas. “Adorei que esse ano exploraram os drinks, apesar de ser um festival de cerveja, aproveitei para experimentar também; uma delícia. Todas as bebidas estão bem geladas, com atendimentos especiais e boas explicações sobre as opções. Estão todos de parabéns, ano que vem estarei de volta, com certeza!” comentou.
Outro destaque e surpresa para o público foi a estreia da Woods Wine no festival. “Esse é o nosso primeiro ano aqui no Mondial de la Bière e o público achou uma grata surpresa. As vendas superaram as nossas expectativas e tivemos uma aceitação muito boa, principalmente por ser uma alternativa para aqueles que não consomem cerveja por conta do glúten ou por serem amantes do vinho mesmo. Nos dias de mais calor, os nossos rótulos brancos tiveram uma boa saída e ainda temos opções de roses, tintos e um espumante. Esperamos seguir com essa parceria no próximo ano!” Contou Larissa Oliveira que atua nos eventos da marca.
A música também foi destaque. Durante todo o dia, os palcos receberam artistas de diversos ritmos musicais que embalaram os presentes. Na Praça Experiência Therezópolis, o podcast “Charla” debateu sobre futebol, outra paixão nacional e despertou o interesse do público.
Lançamento de novo sabor da Hocus Pocus
Com armazéns lotados, o sábado ficou animado e a alegria era contagiante entre os presentes, que a cada copo quebrado acidentalmente se unia para comemorar com o clássico grito coletivo “êêê”. Já no estande da Hocus Pocus, o público estava ansioso para degustar o lançamento exclusivo para o Mondial – a versão chope da cerveja Fruttilí – que contou até com contagem regressiva.
O Mondial de la Bière é promovido e organizado pela GL events Exibitions e tem o patrocínio da cerveja Therezópolis. Mendorato, da Santa Helena é o snack oficial do festival, que ainda conta com o apoio do supermercado Grand Marché, da Hora da Gelada e da Fast Chopp. A Mix FM e a Paradiso Rio são as rádios oficiais. O Hotel Intercity Porto Maravilha figura como hotel oficial e, para completar a lista, contamos com Band, BandnewsFM, Otima Brasil, YUP Star, AquaRio, BioParque, Bondinho e Bolacha para Chopp como parceiros de mídia do festival.