Missas, procissão e shows marcaram o último dia da festa da Padroeira de Japeri

A festa foi realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição,  em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

A fé permanece latente no coração dos Japerienses que comemoraram neste domingo (08/12), o Dia de Nossa Senhora da Conceição, com celebrações especiais. O último dia da festa religiosa, foi marcado por Alvorada com queima de fogos e toques dos sinos da Igreja, que começaram às 6h, missas, além de shows musicais com o Grupo Só Família e Vestígio Humano e procissão. A festa foi realizada pela Paróquia em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

As crianças tiveram um ato litúrgico só para elas durante a manhã. E a tarde, o Bispo Gilson Andrade ministrou a missa dos Devotos para centenas de fiéis que renderam graças a Veneranda. O religioso iniciou a celebração falando da importância da vida humana.

 “Hoje, estamos celebrando esta festa muito grande , porque fala do primeiro instante da vida. A vida de um ser humano é tão preciosa, que desde o primeiro momento uma mãe se dá conta que está grávida e aquela vida é olhada por Deus. Hoje, celebrando a Imaculada Conceição, é preciso refletir. Qual a fé da Igreja, com relação a Maria. Ela foi salva por Cristo de uma forma completamente singular e única. Deus, quis fazer o sonho dele para a mulher e para a humanidade”, disse entre outras coisas. 

Já o Padre João Paulo se emocionou e agradeceu ao Bispo a oportunidade de estar à frente da Igreja. “Gratidão é algo necessário. Temos que ser gratos a Deus, à vida e ao trabalho. Aproveito a oportunidade diante do meu pastor Dom Gilson, a oportunidade que ele me concedeu por estar de frente desta Paróquia por seis anos. Onde aprendi a viver como irmão, cuidar de tantas pessoas e abrir um leque de diálogo com todo o município”, lembrou o sacerdote, que agradeceu a prefeitura pela parceria. Padre João assume a Paróquia de Nossa de Fátima, da cidade de Belford Roxo.

A prefeita Fernanda Ontiveros participou do ato religioso e em seguida almoçou com o Bispo e outros convidados. ” Mas uma vez pudemos estar aqui nesta festa maravilhosa para a Nossa Senhora. Fizemos uma parceria muito bonita com a igreja e vamos continuar apoiando o novo padre que vai chegar, assim como fizemos com o padre João”, disse a prefeita. Após a solenidade, os fiéis degustaram o tradicional almoço do “padre” regado ao som de muito samba e pagode, com o grupo Só Família.

Procissão e fé 

À tarde, uma grande procissão tomou conta da Rua Sheik Rejane, passando pelas Ruas Estrada Miguel Pereira, Cirene Morais Costa, Avenidas Ayrton Senna e Ary Schiavo, no bairro Nova Belém. O cortejo religioso, com muitos cânticos entoados pelo Padre João Paulo, coroinhas e pelos devotos, foi acompanhado por agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil que ajudaram a conduzir o andor com a Santa, além de organizarem o trânsito. 

Por onde passou dezenas de admiradores, entre eles crianças, adultos e idosos batiam palmas e faziam orações. Ao fim da Procissão , a imagem foi recebida com muitos fogos de artifício, na porta da Igreja , onde os fiéis já se preparavam para participarem da última missa e para as apresentações do grupo Vestígio Humano e DJ Ciro.

O Coroinha Marcos Manoel, que participa do grupo há 6 anos, contou que a cada ano sente uma emoção diferente. 

” Cada ano é uma emoção diferente, ano passado tivemos a festa na rua e com muitas novidades. Este ano tivemos tantas perdas significativas para a comunidade, vivenciamos a festa com mais emoção. Também voltamos com o formato da festa na área da nossa igreja e sentimos ainda mais a emoção de estar junto a nossa Padroeira”, contou o jovem de 19 anos. Ele aproveitou para falar do trabalho do padre João Paulo. 

Muita Animação

Depois de rezarem e demonstrarem toda a veneração a Nossa Senhora da Conceição, os fiéis se confraternizaram cantando e dançando ao som de DJ Ciro e do grupo Vestígio Humano. O vocalista da banda se misturou ao público e o resultado não foi outro: todo mundo na “pista de dança”.  

A banda cantou sucessos como “Whisky a Go Go”, “Balão Mágico”, “Ilariê” e outros ritmos que agradam adultos e crianças, que se misturam em um “trenzinho” que se movia de um lado a outro em torno do músico.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *