Nova Iguaçu completou ontem, 15 de janeiro, 187 anos. Para comemorar o aniversário da cidade-mãe da Baixada Fluminense, foi celebrada uma missa na Catedral de Santo Antônio da Jacutinga, padroeiro do município. O prefeito Rogerio Lisboa, o vice-prefeito, secretários municipais, vereadores moradores da cidade assistiram a celebração presidida pelo bispo Dom Gilson de Andrade. A cerimônia contou com a participação de funcionários públicos, entre eles garis da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb).
O prefeito de Nova Iguaçu recordou os momentos de dificuldade em sua gestão, como quando assumiu o governo com a prefeitura devendo três meses de salários aos seus funcionários, e celebrou as conquistas, como a implantação do Segurança Presente na cidade, a primeira fora da capital a receber o programa.
“Hoje é um dia de gratidão. A igreja católica foi importantíssima para conquistarmos o Segurança Presente. Peço a todos vocês que não cessem suas orações por esta cidade”, disse Rogerio Lisboa.
Dom Gilson de Andrade relembrou a chuva de granizo que atingiu Nova Iguaçu em outubro do ano passado e citou a união de forças como fator primordial para que as vítimas da catástrofe fossem amparadas. “A prefeitura, a igreja e muitas pessoas da sociedade civil estenderam as mãos para ajudar. Nosso povo é rico em manifestações de solidariedade”, afirmou o bispo.
As celebrações pelos 187 anos de Nova Iguaçu continuam nesta
quinta-feira. às 10h, com uma expedição para a Vila de Iguassu. Na sexta, na
Casa de Cultura, haverá um encontro entre membros do governo, servidores e
comissionados para que seja feito um balanço da gestão e apresentação dos
projetos para 2020.
O ponto alto das comemorações será no sábado
(18), com desfile de Folia de Reis, no Calçadão, às 8h, corrida noturna, às
19h30, na Via Light, e, em seguida, show ao vivo da banda Multiversos. A festa
termina no domingo com um passeio ciclístico até a Serra do Vulcão, onde os
participantes plantarão mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.