Para um trânsito seguro, é necessário respeito às normas e atenção. Pensando nisso, a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito marcou presença na Avenida União, em Santa Terezinha, com uma atividade sobre educação no trânsito. Quem passou pela área na última semana, recebeu materiais informativos sobre como prezar pela segurança nas ruas.
A ação faz parte da resolução 980 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. O órgão é responsável pelo Código de Trânsito Brasileiro e estabelece campanhas para serem abordadas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Para 2023, a temática escolhida foi “No trânsito, escolha a vida!“.
“Além disso, cada mês ganha um tema específico. O de janeiro é focado no pedestre. Assim, estaremos explicando para os mesquitenses as atitudes fundamentais para a segurança nas ruas. A intenção não é autuar ninguém, mas oferecer orientações de forma amigável. Muitas pessoas têm uma ideia errada do nosso trabalho. Então, queremos combater justamente isso”, detalha o coordenador municipal de Trânsito de Mesquita, Carlos Miranda.
“A mudança deve acontecer primeiro na gente. Se quisermos evitar acidentes, por exemplo, precisamos respeitar as leis e cuidar uns dos outros. A missão dos pedestres é esperar o sinal vermelho e atravessar na faixa indicada. Já os motoristas devem obedecer as sinalizações e, sempre que possível, dar vez aos transeuntes”, comenta Cleber Rezende, subsecretário municipal de Transporte e Trânsito.
No dia a dia, as ruas de Mesquita contam com equipes especializadas em educação no trânsito. Caso dos agentes de trânsito de Mesquita e dos “Anjos da Faixa”, que contribuem para a fluidez nas vias, indicando direções e fornecendo informações a motoristas e pedestres.