Em Mesquita, pessoas com 60 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a covid-19 com a segunda dose de reforço, conhecida por alguns como a quarta dose. No entanto, estão aptos a se imunizar apenas os mesquitenses dessa faixa etária cuja primeira dose de reforço foi aplicada há, pelo menos, quatro meses. Para completar o esquema vacinal, os munícipes devem comparecer a uma das cinco unidades de saúde que aplicam o imunizante e levar CPF, além do cartão de vacinação com as doses anteriores.
“Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para avançar com a convocação do calendário de vacinação. A estratégia para o chamamento considera a quantidade de doses disponíveis e o tempo do efeito dos imunizantes no sistema imunológico do público-alvo”, detalha Sabrina Louroza, coordenadora da Imunização de Mesquita, que também ressalta a importância da vacinação para se proteger contra a covid-19. “Somente com a vacina conseguimos caminhar para tempos mais favoráveis. Hoje, o cenário da saúde está bem melhor. Estudos comprovam isso. Mas, ainda assim, o combate ao vírus não pode parar”, conclui.
Postos de imunização
Na cidade, há cinco unidades de saúde que aplicam o imunizante contra a covid-19. São elas: Clínica da Família São José (Av. União 673, Santa Terezinha); Clínica da Família Jacutinga (Rua Barão do Rio Branco, s/nº); Clínica da Família Cosmorama (Av. Baronesa de Mesquita, s/nº); Clínica da Família França Leite (Av. Coronel França Leite 732, Chatuba); e Centro de Vigilância em Saúde Paraná (Rua Paraná 557, Centro). O horário de funcionamento em todos os locais é sempre o mesmo. De segunda a sexta, das 8h às 16h; e sábado, das 8h às 11h, com exceção do CVS Paraná, que não funciona aos sábados.
Vacinação geral
Vale lembrar que a imunização geral contra o coronavírus no município segue para todos os munícipes a partir de 5 anos de idade, com ou sem comorbidades ou deficiências permanentes. Porém, a vacinação das crianças acontece somente na Vila Olímpica Municipal, localizada no Cosmorama, em frente à estação Edson Passos, e no Centro de Vigilância em Saúde Paraná, que fica no Centro da cidade.
Para a imunização do público infantil, é preciso apresentar o CPF ou o cartão do SUS da criança. Além disso, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou de algum responsável legal.