Amiga da tecnologia, a Prefeitura Municipal de Mesquita possui, agora, um atendente municipal virtual. Chamado de Mesquitense, o robô funciona por WhatsApp, através do número (21) 99529-1297, e tem o intuito de facilitar a vida dos moradores da cidade e, assim, tirar dúvidas de forma mais simples e ágil.
“Conseguimos, por exemplo, direcionar palavras-chave ao robô. Assim, se um morador quer tirar dúvidas sobre IPTU, o Mesquitense dá todas as opções referentes àquele assunto”, explica o subsecretário de Tecnologia e Informação de Mesquita, Ronald Henrique Almeida. Ainda segundo ele, moradores também podem emitir a via do Imposto Predial e Territorial Urbano nesta nova tecnologia.
Além disso, munícipes e servidores podem encontrar informações sobre outros trabalhos exercidos pela gestão municipal, como serviços fazendários e administrativos. “Essa é uma tecnologia que está sempre em evolução. Então, hoje ele pode não entender um termo simples, mas esse mesmo termo será levado ao treinador do robô e ele poderá aprender a responder sobre o assunto”, acrescenta Ronald.
Esse é apenas mais um passo da tecnologia em prol da população. Desde o lançamento do novo Portal da Transparência, em 2017, Mesquita vem aprimorando seus serviços na área e implementando novas ferramentas. Atualmente, munícipes conseguem rastrear na página não somente os caminhões de lixo em tempo real, mas também os carros que realizam o patrulhamento do PROEIS e distribuição dos insumos fornecidos pelo programa Hiperdia.