Mercado de moda praia fluminense prevê aumento de 30% nas vendas no verão 2020

Além de ser aguardado por muitos moradores do Rio de Janeiro, o verão também é a estação mais esperada pelos empresários e comerciantes de Cabo Frio, na Costa do Sol fluminense. Lá está localizada a Rua dos Biquínis, um dos principais polos industriais de moda praia do Brasil. A projeção de vendas para o próximo verão está otimista: a Associação Comercial Industrial da Rua dos Biquínis (ACIRB) prevê um aumento de 30% com relação ao verão 2019.

A projeção de vendas para o próximo verão está otimista
Carlos Magno/Divulgação

“O lançamento da coleção 2020 foi realizado agora, no início de outubro. Para o verão do ano que vem, estamos com a expectativa de vender 30% a mais do que na estação passada. Geramos, em média, 12,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos nas 120 lojas instaladas na Rua dos Biquínis, o que nos credencia como a capital da moda praia no Rio de Janeiro e no país”, explica o presidente da ACIRB, Armando Braga.

Com uma grande representatividade econômica, o mercado de moda praia do Rio de Janeiro é, desde 2007, um Arranjo Produtivo Local (APL). A ação de promoção e desenvolvimento do APL, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, tem o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento regional, de acordo com as vocações econômicas locais.

“Para o APL de moda praia, nossos esforços estão concentrados no trabalho em conjunto com as empresas para a divulgação dos produtos em feiras, como a Veste Rio, por exemplo. O Estado é um vetor para o desenvolvimento, sem interferência no livre mercado. Queremos que as empresas aprimorem a gestão e fortaleçam a própria cadeia interna fluminense. A máxima do APL é cooperar antes de concorrer”, explicou o subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Felipe Cáceres.

Investimento em marketing e novos canais de vendas

A empresária Ielra Vitter, da marca Enseada Brands, também acredita que haverá um incremento das vendas no verão 2020 em torno de 20%. Com duas lojas na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, e outra em Búzios, no município vizinho da Costa do Sol, a comerciante tem investido em estratégias de marketing e na abertura de novos canais de vendas.

“Fizemos um novo catálogo, com fotos dos nossos produtos, como parte da divulgação junto à rede hoteleira de Cabo Frio e região. Outra iniciativa que estamos desenvolvendo são as vendas online. O mercado brasileiro é forte, principalmente com vendas para os estados de São Paulo, Espírito Santos e Minas Gerais. O que nos ajuda muito é o crescimento do turismo para as cidades litorâneas do estado, que está sendo incentivado pelas autoridades governamentais”, afirmou Ielra.

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