Psiquiatra, escritor best-seller e criador do maior programa de desenvolvimento pessoal por assinatura da América Latina, o Guerrilha Way, o médico carioca Italo Marsili teve seu nome cotado neste sábado (16/5) para assumir o comando do Ministério da Saúde. Com demissão de Luiz Henrique Mandetta e a saída de Nelson Teich, que ficou menos de um mês no cargo, a pasta está sendo comandada interinamente pelo general Eduardo Pazuello.
Médico militar da reserva e muito bem-sucedido na carreira enquanto civil, Italo é declaradamente apoiador do governo de Jair Bolsonaro, já esteve no Planalto a convite do presidente e segue linha conservadora.
Questionado se aceitaria um possível convite para assumir a pasta, disse que aceitaria a empreitada para “arrumar a casa” pelo período de seis meses, levaria sua própria equipe de trabalho e inclusive abriria mão do salário. “Aceitaria a função por seis meses. Para consertar a bagunça, ajustar a comunicação e dar sentido geopolítico histórico a isso. Além da ajudar o presidente a carregar essa cruz”, explicou.