Nem mesmo uma pandemia é capaz de parar o ciclo natural da vida. Enquanto o planeta inteiro luta contra a Covid-19 e suas consequências, muitas novas vidas chegam ao mundo trazendo esperança de dias melhores. Em Queimados, na Baixada Fluminense, 500 bebês já vieram ao mundo graças à Maternidade Municipal, inaugurada há pouco mais de dois meses. Gerida pela Prefeitura, a unidade presta assistência gratuita em procedimentos pré-parto, parto e pós-parto, 24h por dia. O quinquagésimo queimadense a nascer no local foi a pequena Heloísa de Assis Machado. Por meio de parto cesárea, nasceu pesando 3.280 kg e medindo 52 cm.
Totalmente gratuita e com realização de partos normal, cesárea e humanizado, a maternidade conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O equipamento também oferece todos os componentes da Rede Cegonha.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, a maternidade é um local de acolhimento que beneficia não só as mamães queimadenses, como também as de municípios vizinhos (Austin, Cabuçu, Engenheiro Pedreira e Japeri). “É gratificante ver como a população foi beneficiada com o equipamento que tanto lutamos para ter aqui. Em pouco tempo de funcionamento, a maternidade já atendeu centenas de mães de Queimados e outras cidades, prezando sempre pela excelência em cada atendimento prestado”, destacou o gestor.
Para receber atendimento médico na maternidade, é necessário comparecer ao local (Rua Deusinho Freitas, 13 – Centro) portando Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a unidade através do telefone: (21) 2663-0797.
FOTOS Igor Lima