“Minha conexão com a escrita começou desde a infância quando participei e ganhei o concurso de redação da escola sobre a Arara Azul. Então eu descobri essa paixão por criar cenários e personagens para criar histórias. Na adolescência eu mantive meu contato muito próximo da arte da escrita devido aos jogos de R.P.G. de mesa que participava com meus amigos criando personagens únicos e universos inteiros para nossas partidas. E desde então sempre estive no processo de criar e escrever com paixão”, assim Tonico Clímaco destaca seu na literatura. Nascido no Espírito Santo, o escritor que morou em Nova Iguaçu e no Rio e hoje vive em Paracambi, autografa o livro “Terra Purificada – as aventuras dos seres de luz”, nesta sexta-feira (12), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Meus primeiros romances foram os best sellers antigos de Leon Uris e Sidney Sheldon do meu pai e neles eu comecei a ter esse contato com a literatura. Ao longo da minha adolescência li muito Paulo Coelho que tem a pegada de fantasia misturada ao cotidiano que eu acho incrível e que me identifico bastante. Outro autor que eu gosto muito é o André Vianco. Eu amei ler a saga dos Sete que é uma aventura fantástica com muita ação e que é o gênero que eu mais gosto de ler e escrever também. Destaco também Stan Lee, Alan Moore e Barry Allen, escritores dos quadrinhos da Marvel e da DC”, descreve Clímaco sobre suas inspirações literárias.
O livro “Terra Purificada – as aventuras dos seres de luz” destaca a vida. Segundo o autor, o livro aborda diversos temas que fazem parte do cotidiano como a busca pela paz, a luta pela sobrevivência, a superação, e também conflitos internos como auto estima, depressão, e ansiedade. O texto também destaca a vida de Seres de Luz ao longo da história da humanidade e conta com diversos núcleos de personagens.
Tonico Clímaco afirma que ações como a “Livros para Voar” são fundamentais na evolução da sociedade, na construção de um futuro melhor e mais humano. Segundo ele, a ação Livros para Voar vem iluminando agentes ativos na propagação da educação e da cultura em nossa sociedade.
Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.