As fortes chuvas que atingiram Duque de Caxias na madrugada de domingo causaram alagamentos e queda de barreiras em algumas regiões. Felizmente, os episódios isolados não causaram vítimas. Apenas três famílias ficaram desalojadas no seguindo distrito. A redução dos efeitos das chuvas aconteceu devido ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo, desde 2017, com a limpeza e desassoreamento de rios, canais, valões e córregos em todas as regiões da cidade. Em três anos da atual gestão, já foram limpos, pela Secretaria Municipal de Obras, mais de 200 quilômetros de cursos d’água.
Após as últimas chuvas, desde a manhã de domingo (01), homens e máquinas da Prefeitura estão atuando nas áreas afetadas pelas chuvas, proporcionando melhores condições de ir e vir dos moradores, principalmente no segundo e terceiro distritos, os mais atingidos com o temporal. Neste momento, estão sendo limpos os canais Congochoco (Imbariê) e Farias (Saracuruna), além do Canal das Velhas e das travessias no Rio Roncador, no bairro Nova Campinas.
Na terça-feira (3), as equipes da SMO também estão atuando na limpeza de ruas e desobstrução de redes de escoamento no segundo distrito, nos bairros Jardim Primavera, Campos Elíseos e Vila Maria Helena (Pioneira) com trabalho manual. Os funcionários contam ainda com o apoio de equipamentos buck machine na Vila Rosário e no bairro Pilar.
“Estamos trabalhando na limpeza dos rios, canais e valões há três anos. É lamentável que, apesar dos esforços da Prefeitura em manter livres os cursos d’água, os moradores ainda insistam em jogar lixo em locais inapropriados, o que dificulta o escoamento das águas. Em algumas regiões, a retenção das águas provoca transbordamentos e, consequentemente, o alagamento das ruas”, disse o secretário municipal de Obras João Carlos Grilo.