A data limite para posse do vice-prefeito eleito Juninho do Pneu foi postergada, conforme Decreto Legislativo 1.722/2020, do município de Nova Iguaçu
A justiça deferiu o pedido do deputado federal Rogério Teixeira Junior, o Juninho do Pneu (DEM), eleito vice-prefeito de Nova Iguaçu, para cumprir seu mandato na Câmara Federal até o último dia, adiando sua posse no cargo municipal para o ano de 2022.
Na decisão, Claudio de Mello Tavares, desembargador presidente do Tribunal de Justiça, considerou que ao representar o município de Nova Iguaçu no Congresso Nacional e atrair investimentos, inclusive no combate à grave pandemia que assola o país, “por meio de sua legítima atuação legislativa na Câmara dos Deputados, fica configurado o interesse primário na manutenção da cidade”. Portanto, o vice-Prefeito eleito tomará posse no cargo, imediatamente a vacância do cargo de deputado federal, o que ocorre em 31 de dezembro de 2022, último dia do mandato.
A data limite para posse do vice-prefeito eleito foi postergada, conforme Decreto Legislativo 1.722/2020, do município de Nova Iguaçu. De acordo com a justiça, é de competência do Poder Legislativo Municipal verificar a presença ou não da cláusula de exceção prevista na Lei Orgânica do Município (força maior) para diferir a data limite para posse do vice-prefeito eleito, editando Decreto Legislativo, se for o caso, validando assim a decisão do executivo municipal.
O deputado federal Juninho do Pneu é um parlamentar atuante junto à Câmara dos Deputados. Através de suas indicações parlamentares foram destinados recursos federais importantes para o município de Nova Iguaçu.
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados