Choveu muito forte na noite da última sexta-feira (01/04) em Nova Iguaçu. Segundo a Defesa Civil do município, em 4 horas foram registrados mais 175 milímetros de chuva em diversos pontos da cidade, o esperado para 45 dias. Caioaba, Caiçara, Viga, Jardim Iguaçu, Bairro da Luz, Santa Eugênia e KM 32 estão entre os bairros com maior volume de água. Vários moradores perderam seus pertences e tiveram suas casas alagadas. Durante a sessão plenária de terça-feira (05/04), os parlamentares fizeram uma avaliação do quadro geral e falaram sobre todas as ações que vêm sendo tomadas para atender a população.
“Desde a madrugada do dia 2, estamos nas ruas atuando como facilitador junto ao Executivo municipal e ao governo do Estado. O presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado André Ceciliano, também vem disponibilizando recursos para Nova Iguaçu”, afirmou o presidente da CMNI, Dudu Reina.
O vereador Carlinhos BNH falou sobre o gabinete de crise, criado pelo prefeito Rogerio Lisboa: “Estamos em constante diálogo com todo o secretariado, levando as principais necessidades da população. Várias frentes foram abertas como polos de cadastramento para que as famílias desalojadas possam receber o aluguel social”.
O vereador Jeferson Ramos lembrou que o Cartão Recomeçar será distribuído entre as pessoas que perderam tudo. “Estamos em dívida com a natureza. É hora de pararmos e refletirmos no que precisamos mudar. Se as obras de infraestrutura no Rio Botas, que vem sendo feita pelo governo, que aumentou de 2 para 8 metros a canalização da água, a situação teria sido bem pior”.
A necessidade do cuidado com o local onde as casas são construídas, foi mencionada como de extrema importância pelo vereador Claudio Haja Luz. “Precisamos retirar as pessoas de locais vulneráveis. Queremos solicitar, também, o apoio total dos empresários neste momento”.
Dr. Marcio Guerreiro lamentou a divulgação de fake news na região de Jardim Iguaçu: “Espalharam a informação que seriam distribuídos dinheiro e cestas básicas na praça do bairro. Uma falta de respeito com as pessoas que estão sofrendo muito neste momento”.
Os vereadores Vaguinho Neguinho e Maninho do Cabuçu agradeceram todo o aporte que a Prefeitura vem dando no corredor da Estrada de Madureira. “Pedimos à população atingida que procure pelo Cras mais perto de sua casa para realizar o cadastro de pedido de ajuda, ou saber o local certo a se dirigir”, disseram.