A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou a cerimônia de entrega dos troféus dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), na tarde desta quarta-feira (4). Organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, a competição reuniu 62 escolas públicas privadas e cerca de 4.500 alunos durante 45 dias em 12 modalidades esportivas nas categorias Sub-11, 14 e 17. No ano passado, cerca de três mil alunos disputaram os Jogos. O Centro Educacional Senador Camará (Sesc Camaradinha) ficou em primeiro lugar na classificação geral nas três categorias.
“Nova Iguaçu tem o maior jogos estudantis no estado do Rio. Foi importante socialmente, pois fomentamos o esporte dentro das escolas. Além disso, motivamos as unidades para incentivar a prática dos esportes entre seus alunos”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista. “Ainda vamos descobrir talentos para formar equipes para os Jogos da Baixada. No próximo ano, vamos ter novas modalidades, como corrida de rua, ginástica rítmica, skate e vôlei de areia”.
A Escola Municipal Professor Franklin Bolivar Fernandes, no bairro Rodilândia, ficou em segundo lugar na classificação geral na categoria Sub-14, e a Escola Municipal Alice Couto, em Caioaba, foi a segunda colocada na Sub-11.
“Foi meu primeiro Joeni e espero participar
mais vezes. Quero seguir a carreira de jogador de vôlei. Essa competição foi
meu primeiro passo para seguir esse sonho”, disse Renan Ramalho de
Andrade, de 14 anos, estudante da Escola Franklin Bolivar Fernandes, que
conquistou duas de primeiro lugar no vôlei e no arremesso de peso, foi
vice-campeão no basquete e no handebol e terceiro colocado no futsal.
Este ano, o evento, que tem o Sesc como parceiro, teve futsal, futebol,
basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação, xadrez, queimada, judô, tênis de
mesa, além de atletismo para pessoas com deficiência e queimada misto na
categoria Sub-11, com participação de meninos e meninas. A grande novidade
desta competição foram os jogos eletrônicos.
“Este ano tivemos 26 escolas municipais. No ano passado foram 19 e esperamos chegar a 40 em 2020. A participação da unidades municipais está crescendo e mostra que as escolas estão dando cada vez mais valor ao esporte”, disse o coordenador dos Jogos, André Penudo. “A competição foi um sucesso. Vai ficar marcada na vida destas crianças e adolescentes”.