“Em Japeri, vai voltar a nascer japeriense!”, com essa afirmação a prefeita da cidade, Fernanda Ontiveros, deu início na manhã desta quinta-feira, (29), a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso para a execução das obras de construção da unidade de Atenção Especializada em Saúde, o Hospital Maternidade. O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Engenheiro Pedreira, na presença do secretário de Saúde, Roberto Pontes, e de representantes da Caixa Econômica Federal.
Segundo a chefe do executivo municipal, fica difícil mensurar a importância do equipamento para a cidade porque foi uma espera de muitos anos. “Os bebês vão voltar a nascer em Japeri, e as famílias voltam a ter a certeza do cuidado, do pertencimento. É um serviço que não tem na cidade há muitos anos, e a gente vem trabalhando para essa conquista. E, hoje conseguimos, junto com o nosso secretário de saúde e os representantes da Caixa, chancelar esse projeto e dar o pontapé inicial para a construção da primeira maternidade municipal da nossa cidade”, disse a gestora.
Para José Domingos Correa Martins, superintendente de Rede da Caixa, a cidade de Japeri merece celebrar a realização do contrato que vai mudar a realidade da população. “Essa foi uma grande jornada, onde todos caminharam para essa construção que envolveu ministérios, as equipes de planejamento da cidade e a operadora que é a Caixa Econômica. Todos estavam com um só propósito, o de acertar. É um orgulho fazer parte desse bem que estamos promovendo para a população”, disse Domingos ao lado de outros representantes da Caixa.
O projeto, fruto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleção) do Governo Federal, com pactuação do Ministério da Saúde e da Caixa Econômica Federal (CEF), vai prestar assistência em saúde para média e alta complexidade e promover a defesa, promoção e proteção da natalidade, e o controle dos índices de mortalidade infantil.
Com um papel essencial na assistência à mulher, gestante, puérpera e ao recém-nascido, o equipamento vai oferecer também uma gama de serviços, incluindo internação hospitalar, atendimento ambulatorial, exames e serviços de urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas por dia.
A construção do hospital será realizada na localidade conhecida como Paço Municipal, no bairro Santa Inês, e a unidade terá capacidade para até 100 leitos.
Estiveram presentes na comitiva da Caixa Econômica Federal, o superintendente executivo de governo, Ricardo Dias Molina, a gerente geral de rede, Marcia Ramalho, o coordenador de centralizadora de filial, Glaucio dos Santos Valle, e a coordenadora de centralizadora filial, Flávia Martins Proença. Na equipe da secretaria de Saúde, além do secretário Roberto Pontes, os subsecretários Charles de Jesus, do Planejamento e Helen Santos de Atenção Básica; a assessora jurídica Katia de Oliveira Dias e a presidente de licitação Katia Maria de Sousa Barros, além dos secretários Wallace Aragão, de governo; Renilton Brandão, de Relações Institucionais e Andréa Brito, de urbanismo.
O novo PAC seleção contempla ainda para a cidade de Japeri, outros seis projetos: duas Unidades Básicas de Saúde, Escola de Tempo Integral, CEU da Cultura, Espaço Esportivo Comunitário, Unidade Móvel de Odontologia e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já foi entregue a cidade.