O calçadão de Nova Iguaçu, considerado o coração da cidade, viveu um dia de caos nesta quarta-feira (25). Por volta de 08h45, o quartel do Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio no prédio comercial conhecido como Shopping Nou (antigo Shopping Vida). Com o forte calor provocado pelas labaredas, houve desabamento parcial da estrutura. Estabelecimentos comerciais vizinhos ao prédio também foram atingidos e ficaram completamente destruídos, entre eles, as Lojas Americanas.
Com a ajuda de equipes dos quartéis de Nilópolis, Belford Roxo, Grajaú, Duque de Caxias, Irajá, Campinho, Catete, Tijuca e Barra da Tijuca, por volta das 14h30, o fogo já havia sido controlado, no fim da tarde bombeiros ainda faziam trabalho de rescaldo.
O trabalho de contenção das chamas seguiu durante a noite de ontem. A perícia para descobrir a origem do incêndio será realizada a partir desta quinta-feira.
Três pessoas receberam atendimento médico. Uma delas foi liberada no local. Uma gestante desmaiou e foi encaminhada para a Maternidade Mariana Bulhões. Na unidade ela foi avaliada, medicada e recebeu alta com orientações médicas. Um homem, que passava de bicicleta próximo ao shopping, caiu e bateu com a cabeça. Ele foi avaliado no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), fez exame de tomografia e também teve alta.
“Após o fim do trabalho dos bombeiros, a Defesa Civil vai fazer uma inspeção no prédio para saber suas condições estruturais e avaliar se as lojas vizinhas poderão voltar a funcionar”, afirmou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Equipes das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu interditaram quatro ruas: Avenida Marechal Floriano Peixoto (entre a ruas Dom Walmor e a Coronel Francisco Soares), Rua Dr. Barros Junior (entre a Via Light e a rua Governador Amaral Peixoto), Rua Otávio Tarquino (entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e a Via Light) e a Rua Governador Amaral Peixoto (entre as ruas Quintino Bocaiuva e Barros Júnior).
Fotos: Renato Fonseca