Uma cabana, luzes, sombras e uma história sobrenatural. Ou melhor, uma história do folclore brasileiro: ‘Iara, o Encanto das Águas’. O casal de atores Thiago Bressani e Soledad Garcia, da Companhia Lumiato, trouxe de Brasília o material que usa no chamado teatro de sombras e surpreendeu crianças e adultos que assistiram à apresentação no teatro do Sesc Nova Iguaçu, na tarde de domingo, dia 10, durante o festival EncontrArte.
Acompanhado da mãe, a jornalista Eletícia Quintão, Thiago Quintão Knodler, 5 anos, foi ao teatro pela primeira vez e entendeu a história. ” É a história de um índio que mergulha no rio atrás da Iara. E morre”, afirmou. ‘Será que ele morreu mesmo’, perguntou Eletícia ao filho, que fez questão de conversar com o xará ator e ganhou de presente o programa da peça.
Esta semana continua a maratona de peças no Sesc Nova Iguaçu, no Teatro Sylvio Monteiro e no Sesc São João de Meriti. Os ingressos são liberados sempre uma hora dantes das apresentações. Toda a programação, detalhes e informações podem ser obtidas no site: http://encontrarte.com.br
Conversa com o público
Os atores conversaram com o público e responderam perguntas sobre o espetáculo e sobre a pesquisa para a criação da peça, que demorou um ano entre estudo, montagem e primeira apresentação. O ator e diretor Marcos Kovask, da Trupe investigativa Arroto Cênico, elogiou a apresentação e observou que a técnica de sombra colorida é algo que ainda não tinha visto no teatro.
Frequentador do festival desde a primeira edição, o ator André Guimarães lançou um desafio em vídeo aos artistas que já foram homenageados, como Tássia Camargo, para que façam gravações em apoio ao Festival, que corre o risco de não acontecer no próximo ano por falta de patrocínio. ” Eu gravei e marquei vários artistas de destaque nacional que já conhecem o EncontrArte. Fiz a minha parte”, assegurou André, conhecido como palhaço Paçoca.
Sophia Benedito Lemos, 5 anos, estava acompanhada das tias professoras Iara e Jussara e da avó Araci Benedito, 76 anos. Sophia quis assistir à peça porque a personagem tem o mesmo nome da tia e queria conhecer a história. Era sua segunda vinda ao teatro e primeira vez no festival. As tias costumam ir ao teatro e já conhecem o EncontrArte.
O engenheiro mecânico Glauco Murilo, 33 anos, e a design de interiores Fabiana Mohr, 35, estavam acompanhados de três primos, os irmãos Beatriz Vieira, 5 anos, Lucas Vieira, 9 anos, e Bernardo Silva, 7 anos. Beatriz ou Bia, como a família a chama, disse: ‘ Vim aqui para amar o teatro’. Fabiana, que desde a primeira edição frequenta o festival, deu um sorriso ao ouvir a afirmação da menina.
O artesão César Vinagre, 59 anos, mora em Nova Iguaçu e trabalha com cobre, latão, ferro e aço. Ele decidiu voltar a estudar e se interessou por artes cênicas. Durante a conversa com os atores da peça, César perguntou como os artistas sobrevivem do trabalho. Eles responderam que concorreram em um edital e ganharam. Assim puderam se dedicar um ano à produção e montagem do espetáculo. Mas salientaram que os editais estão cada vez mais escassos.
Serviço
18ª edição do Festival de Teatro EncontrArte
Data: 7 a 17 de novembro de 2019
SESC Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: 2797 – 3001
SESC São João de Meriti- Av. automóvel clube 66, centro, São João de Meriti.
Tel.: 4020-2101
Casa de Cultura de Nova Iguaçu – Teatro Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Tel.: 2667 – 2157
Entrada franca