O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atingiu a marca de 200 cirurgias robóticas já realizadas. Os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade que acontecem desde o início de 2019 com o uso da robótica colocam o Hupe em nível de igualdade com as mais renomadas instituições no mundo. A técnica menos invasiva é usada em cirurgias gerais, urológicas, toráxicas e ginecológicas.
“Esse tipo de tecnologia garante mais precisão em cirurgias complexas. A ferramenta também reduz o tempo de internação dos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo isso nos possibilita atender com mais plenitude à população fluminense”, destaca o diretor-geral da unidade, Ronaldo Damião.
Nas cirurgias robóticas ou robô-assistidas, o médico responsável utiliza um console (parecido com os de jogos eletrônicos) para guiar o robô que atua em ações como incisões e ressecções, entre outras tarefas. A tecnologia permite ainda que a equipe médica visualize o processo cirúrgico em três dimensões. O Hupe realiza atualmente duas cirurgias com o equipamento por dia.