O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está convocando a população para doar sangue. A campanha tem como objetivo aumentar as reservas sanguíneas, principalmente neste último trimestre do ano, período com muitos feriados e festas, quando as doações diminuem e os casos de emergência aumentam. Para atender essa demanda, são necessárias, no mínimo, 800 bolsas coletadas mensais.
O banco de sangue está funcionando de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, inclusive nos feriados. O HGNI vem promovendo conversas com grupos de voluntários interessados em fazer a doação, além dos familiares, acompanhantes e visitantes de pacientes, sobre a importância de doar sangue.
“O hospital já está se preparando para as urgências que podem aparecer neste último trimestre do ano. É necessário que o estoque esteja sempre abastecido. Contamos com a ajuda dos doadores nessa missão de salvar vidas”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Por ser uma referência na Baixada Fluminense, o hospital acaba atendendo vítimas de traumas e doenças graves onde a transfusão sanguínea é necessária para ajudar a salvar a vida deste paciente. Por este motivo, o HGNI cria ações semanais e mensais para aumentar o número de doadores. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
“Temos um volume grande de transfusões e precisamos que o número de bolsas captadas esteja sempre maior. Criamos um planejamento para esta época de fim de ano, nos preparando para além da necessidade mensal de coleta, com a proposta de receber o maior número possível de doadores”, ressalta o diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo.
Moradora do bairro de Cabuçu, em Nova Iguaçu, Josinete Valentim Barbosa, de 38 anos, conta que sempre teve vontade de doar sangue. Por um problema de família, ela veio ao HGNI e conheceu o banco de sangue da unidade, o que a motivou a fazer sua primeira doação.
“Temos que pensar no amanhã e em ajudar ao próximo. Foi uma sensação maravilhosa saber que posso estar ajudando alguém. Quero voltar assim que possível”, conta ela.
Transporte gratuito
Outra ação para atrair mais doadores de sangue é o transporte gratuito para grupos de pessoas. Quem estiver interessado pode entrar em contato pelo telefone (21) 99695-7470, com até três dias de antecedência a data prevista da doação para verificar a viabilidade do serviço, que também atende cidades vizinhas à Nova Iguaçu. Ainda pelo telefone acontece uma pré-triagem para verificar se as pessoas estão aptas a doar. Ao fim do processo, a unidade disponibiliza, gratuitamente, um carro de aplicativo ou van, para fazer o transporte deste grupo.
“Buscamos intensificar ações que possam trazer o doador até o banco de sangue. Temos o serviço de transporte gratuito, além de campanhas que fazemos pela unidade. Além do HGNI, a nossa demanda também inclui atender os pacientes da Maternidade Mariana Bulhões”, explica a coordenadora do banco de sangue, Renata Aguiar.
Principais requisitos para doar sangue
– Apresentar documento de identificação com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião e estar em boas condições de saúde;
– Pesar mais de 50 kg;
– É contraindicada a doação quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;
– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;
– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;
– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;
– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;
– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível.
Fotos: Alziro Xavier / PMNI