O Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HEMHS), de São João de Meriti (RJ), recebeu, nesta quarta-feira (26/05), em uma solenidade virtual, o Prêmio Dr. Pinotti, honraria máxima da Câmara dos Deputados para instituições que possuem trabalhos e ações relevantes para a promoção e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.
A indicação do prêmio foi do presidente da Comissão de Seguridade Social, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), por reconhecer que o HEMHS é referência em atendimentos de alto risco para gestantes e bebês, mudando o cenário de cuidado para pacientes do SUS que necessitam deste atendimento.
“O hospital Heloneida Studart é uma referência em maternidade de alta complexidade. E o trabalho que é feito pela Ana Tereza e por toda a equipe coloca o hospital como centro de qualidade dentro da baixada fluminense. Esse prêmio é um agradecimento de toda a população pelo trabalho importante que o hospital desempenha. Parabéns”, destacou o deputado.
Emocionada, a diretora do hospital, dra. Ana Tereza Derraik Barbosa, agradeceu a indicação em nome da equipe e destacou o trabalho da equipe do hospital diante dos altos índices de gravidez em adolescentes da baixada fluminense.
“Hoje o hospital da mulher está exatamente, onde ele deveria estar, na baixada fluminense. Uma das maiores densidades demográficas do Brasil e que tinha um alto índice de mortalidade materna. Ainda tem muito o que fazer é o que mantem nossa equipe viva. E queria agradecer muito ao dr. Luzinho pela indicação à premiação”, disse a diretora.
O HEMHS realiza, em média, 400 partos por mês e 8 mil atendimentos. O hospital conta com um programa voltado para a questão do planejamento familiar e disponibiliza, além de informações, diversos métodos contraceptivos às pacientes que desejarem utilizá-los.
O deputado lembrou que a prevenção da gravidez na adolescência é um tema que merece atenção e investimentos por parte do poder público.
“O nosso país precisa fazer um grande investimento na prevenção da gravidez na adolescência, e nós temos um equipamento público, no hospital da Mulher Heloneida Studart que pode ajudar muito na prevenção de gravidez na adolescência. Temos um trabalho grande para fazer pelo Brasil, mas nós precisamos enfrentar”, reforçou.
Prêmio
O Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.