O Hospital Estadual da Criança (HEC) passou no início deste mês por nova auditoria externa da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e manteve o certificado máximo, nível 03, de Excelência em Segurança do Paciente. Acreditado com “Excelência” desde 2015, o HEC realiza anualmente a avaliação para atestar a qualidade de serviços de saúde que são prestados e, desta maneira, manter o alto padrão de atendimento à população do Rio de Janeiro. Os principais critérios analisados são qualidade, segurança e humanização, mas pontos como infraestrutura, internação, controle de infecções e higienização também fazem parte da certificação.
A ONA é uma entidade não governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O aprimoramento contínuo da atenção para melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País é estimulado e verificado pela ONA anualmente.
“A busca incessante pela segurança e qualidade no atendimento sempre foram nossos objetivos principais, e as avaliações externas servem como balizadores no desenvolvimento deste trabalho”, afirmou a diretora-geral do HEC, Heloísa Graça Aranha.
A certificação ocorre em três níveis de maturidade organizacional:
Acreditado – Nível 1
Acreditado Pleno – Nível 2
Acreditado com Excelência – Nível 3
FOTO Moscow