Todas as crianças, independentemente de suas habilidades, devem se divertir em um ambiente inclusivo. E o Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, localizado no bairro Fanchem, em Queimados, deu mais um passo significativo nesta direção ao inaugurar, nesta segunda-feira (05/06), uma nova área de lazer totalmente adaptada para crianças com deficiência. O projeto Adapta Horto, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, faz parte do calendário de comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
São no total quatro brinquedos. Um “Carrossel Gira Gira” de 6 lugares, adaptado, que proporciona além da própria diversão, a oportunidade de inclusão pois conta com dois espaços para crianças usuárias de cadeira de rodas e quatro assentos para não cadeirantes. O espaço também recebe um “Balanço adaptado simples”, destinado a crianças, jovens e adultos usuários de cadeira de rodas. No brinquedo especial o cadeirante não precisa de auxílio de outra pessoa para usar o equipamento.
Já a “Gangorra adaptada” permite que até quatro crianças brinquem juntas no mesmo brinquedo, além da “Casinha Adaptada” para até quatro crianças.
Quem aprovou os novos equipamentos foi Leilane da Silva, mãe do Gabriel, de apenas 10 anos. “Durante esse tempo todo o Gabriel ia para os parques e os locais de recreação e ficava só olhando. Agora, o meu filho vai poder se divertir como qualquer outra pessoa aqui no Horto, pois esse espaço de inclusão é muito importante”, destaca.
Com a aquisição, o playground do Horto Municipal passa a contar com opções acessíveis a todas as crianças. “Importante destacarmos que essa iniciativa representa um marco significativo na promoção da inclusão social, permitindo que crianças com deficiência desfrutem plenamente das atividades de lazer, assim como suas demais colegas. Agora, o horto se torna um exemplo inspirador de como é possível criar ambientes acolhedores”, frisa o prefeito Glauco Kaizer.
Segundo a secretária municipal do Ambiente, Andréia Loureiro, o objetivo é promover a inclusão em contato com a natureza. “Todos esses brinquedos oferecem a oportunidade de inclusão social, atividade física e lúdica. A ideia é que todos estejam em um mesmo espaço se divertindo e, claro, em contato com a natureza, pois o horto é uma área de proteção ambiental”, destacou.