A nova unidade funcionará diariamente, das 8h às 20h, com equipes em patrulhamento ostensivo e preventivo apoiados por viaturas e motocicletas
O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta segunda-feira (09/12), a base da Operação Segurança Presente de Guapimirim. Com a instalação, o programa passa a contar com 50 bases em todo o estado. A nova unidade funcionará diariamente, das 8h às 20h, com equipes em patrulhamento ostensivo e preventivo apoiados por viaturas e motocicletas.
“Fico muito feliz por inaugurar mais uma base deste programa de polícia de proximidade que atende tanto a população. Já temos 23 bases fora da capital. Estamos construindo um Rio de Janeiro para todos. Quero que todos se sintam igualmente importantes. E vamos seguir expandindo o Segurança Presente”, destacou Cláudio Castro acompanhado da prefeita do município, Marina Rocha.
Também participaram da inauguração da unidade, o secretário de Governo, André Moura; o deputado federal Juninho do Pneu; o deputado estadual Julio Rocha e o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
A Operação Segurança Presente dobrou de tamanho desde 2021, reforçando a presença policial e a proximidade com a população. Somente em 2024, os agentes encaminharam mais de 9.500 ocorrências para registro em delegacias e prenderam 3.121 suspeitos, sendo 1.126 pessoas com mandado de prisão em aberto.
A base de Guapimirim foi a 10ª inaugurada em 2024. Antes, começaram a operar as bases de Del Castilho, Galeão, MAM, Lapa, Copacabana, Boulevard Olímpico, Cinelândia, AquaRio e Campo Grande. Essa ampliação da Operação Segurança Presente reflete o investimento do Governo do Estado em segurança Pública, que já ultrapassa R$ 4 bilhões.
“É bom trabalhar com um governo que investe em segurança pública como meta principal. Temos trabalhado muito para melhorar os números da nossa segurança. É com diálogo que se faz segurança pública. Essa é a determinação do governador”, disse o secretário de Governo, André Moura.
O comerciante Elci Gonçalves da Silva, 70 anos, ficou muito satisfeito com a iniciativa.
“Minha loja fica perto da base. Vou trabalhar com mais tranquilidade. Só tenho a agradecer pela instalação deste posto na nossa cidade”, elogiou o comerciante.
Para a professora Rosimere Queiroga, 57 anos, a população se sente mais segura com a medida.
“Estávamos esperando muito por essa inauguração. Agora, com certeza a segurança vai melhorar ainda mais no município”, elogiou a professora.