Governo do Estado, secretários municipais de Saúde da Baixada Fluminense, técnicos e Promotoria de Justiça se reuniram no Cisbaf, na manhã de ontem (13), para dar continuidade à construção da grade de referências para os casos de urgência e emergência. A planilha irá nortear as equipes que trabalham na regulação do SAMU 192 e de pacientes críticos da urgência e emergência que necessitem de transferência entre unidades da região. A regulação visa organizar a assistência, considerando a classificação de risco, bem como otimizar os serviços de saúde disponíveis na Baixada.
Na prática, os atendimentos aos casos de urgência e emergência feitos pelo Samu 192 serão prestados por todas as portas de entrada dos serviços públicos de saúde, sejam elas hospitais, UPAs e PAM. Já a regulação do paciente crítico pressupõe que o mesmo se encontra em uma unidade de saúde, mas demanda ser transferido para outro equipamento de saúde com mais recursos em função da gravidade do seu quadro.
– A regulação de pacientes críticos de urgência e emergência entre unidades será agregada às funções da Central de Regulação do Samu 192, passando também à administração do Cisbaf. O trabalho será feito em sintonia, entretanto utilizando seus próprios protocolos e fluxos que estão sendo definidos conjuntamente –, explica a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello. Participaram também da reunião o superintendente de Unidades Hospitalares Estaduais, Tiago de Siqueira Mourão, o superintendente estadual de Regulação, André Vaz, o coordenador estadual da Urgência e Emergência, Eduardo Lenine, a coordenadora estadual da Rede das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Ana Cristina Murai, o coordenador da regulação do Rio de Janeiro, Cássio Luiz de Carvalho, a promotora da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Metropolitana I, Isabel Kalmann, o secretário de Saúde de Mesquita e presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, Emersom Trindade, a secretária de Saúde de Queimados, Lívia Guedes, o subsecretário de Saúde de São João de Meriti, Uillen da Silva, o subsecretário de Urgência e Emergência de Nova Iguaçu, Christian Ferreira, a diretora de Planejamento de Itaguaí, Dulce Souza, o diretor do PAM Meriti, Altair Soares, o diretor do HGNI, Joé Sestello, o diretor Técnico do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Berguer Elias de Sousa, a diretora Médica do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, Patrícia Neves, coordenadores municipais de regulação e da urgência e emergência, além da equipe técnica do consórcio.