O Governo do RJ entregou, nesta quarta-feira, (12/06), 4.010 unidades do cartão Recomeçar para os municípios do Rio de Janeiro e Queimados. Só nesta etapa foram investidos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, mais de 12 milhões de reais. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, distribuiu cartões para famílias vítimas da chuva do primeiro semestre de 2024 e ressaltou a importância do auxílio.
“Esse programa é fundamental para o recomeço destas famílias. O Estado entende que não basta oferecer apenas os serviços emergenciais de resgate e de socorro na tragédia. É preciso ajudar as famílias a reconstruírem a estrutura de seus lares, para que consigam minimizar os prejuízos e recuperar os bens que perderam. Estamos falando de um investimento estadual de mais de R$ 81 milhões somando as seis etapas de entrega”, destacou a secretária.
A prefeitura da capital recebeu 3.171 unidades dos cartões. Por dia serão, atendidas em média 300 pessoas, na Arena Jovelina Pérola Negra, no bairro da Pavuna, zona norte da capital, cronograma que deverá ser finalizado pelo município até o próximo dia 27.
Eletrodomésticos na lista de compras
Andréia Daniel, de 49 anos, foi uma das primeiras a receber o Recomeçar nesta quarta-feira. A auxiliar de serviços gerais explicou que o dinheiro já tem destino certo, uma máquina de lavar roupa.
“Esse cartão é uma benção na minha vida. Eu esperava muito esse dinheiro para poder comprar minha máquina e melhorar as condições da minha família depois da chuva que nos deixou sem nenhum conforto. Na minha casa a água subiu até o pescoço. Esse dinheiro será um alívio”, disse Andréia.
Baixada contemplada
Já em Queimados, que entregará nesta etapa 839 cartões, a distribuição foi dividida em quatro dias, 12, 13, 17 e 18 de junho. Entre os beneficiários estava José Thomás Sobrinho, de 72 anos, que vai aproveitar o dinheiro para reformar parte da casa destruída pela chuva.
“Eu agradeço demais ao Governo Estadual. Esse cartão vai ajudar muito, porque não tenho mais idade para trabalhar como pedreiro, e vou reformar meu telhado para parar de entrar água na minha casa”, disse José.
Na sexta, dia 14, será a vez de São João de Meriti recebe o Recomeçar às 10h. Serão 1.047 cartões para a cidade da Baixada Fluminense.