Em seminário sobre turismo, ontem (12), o governador Wilson Witzel falou sobre a contratação de representantes turísticos para divulgar o estado do Rio no exterior. Ele foi um dos palestrantes do Rio+Turismo, evento promovido pelo O Globo, Valor Econômico e a revista Época, com o objetivo de discutir soluções para o desenvolvimento do turismo fluminense.
“Falta informação do Brasil lá fora. Portugal possui 27 representações operando fora do país. Queremos que as representações do Rio de Janeiro captem turistas e novos negócios. Nós investimos este ano R$ 20 milhões, mas é pouco. Está autorizado para o ano que vem R$40 milhões e se precisar vamos chegar a R$ 100 milhões”, afirmou o governador.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, vai realizar uma concorrência pública para a contratação de pessoas jurídicas, que serão representantes turísticos do Estado do Rio de Janeiro no exterior. A ação tem o objetivo de ampliar e diversificar os produtos turísticos fluminenses no mercado internacional para ampliar o fluxo de turistas estrangeiros e promover negócios.
Esses representantes vão fazer atendimentos junto ao trade turístico e realizarão treinamentos de operadores para que novas atrações turísticas do Estado do Rio sejam incluídas nos roteiros de viagem. “Não são escritórios formais. Vamos fazer uma concorrência pública e aquelas pessoas ou empresas que possuam expertise e conheçam os mercados no exterior e têm conectividade com o setor poderão participar. Vai funcionar como se fosse um home office. Temos certeza que ao lado de outras iniciativas poderemos alcançar resultados importantes”, afirmou o secretário de Turismo, Otavio Leite.
Representações turísticas
Ao todo, serão seis representantes: dois na América Latina, dois na Europa e dois na América do Norte. Na América Latina, os representantes vão atuar nos mercados da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia e México. Na América do Norte, eles atuarão no Leste e no Oeste dos Estados Unidos e também no Canadá. Na Europa, os representantes vão divulgar as atrações do Estado do Rio no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal e Itália.
Prestação de contas
Na ocasião, o secretário de Turismo, Otávio Leite, fez um breve balanço sobre as ações da pasta realizadas nos últimos 11 meses. Uma das iniciativas foi a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV) de 12% para 7%. A medida vai potencializar a política de atração de novos voos para o Rio de Janeiro.
O Governo do Estado também tem incentivado as empresas aéreas a aumentarem a frequência dos voos com destino ao Rio de Janeiro. Cartas de intenções foram assinadas com a American Airlines para a retomada de voos diretos de Nova York – Rio até março; e com a TAP para o Rio de Janeiro ser stopover de voos vindos de Portugal. A Air France decidiu expandir de sete para dez o número de voos semanais de Paris para o Rio. Flybondi anunciou voos lowcost sem escalas entre o Rio e Buenos Aires. Já a Sky Airline ampliou a quantidade de voos para o Rio de Janeiro. A Iberia aumentou de cinco para sete o número de voos semanais de Madri para o Rio.
Houve ainda a redução do ICMS de bares e restaurantes de 12% para 4%. O governo também estabeleceu nova regra de ICMS para facilitar a captação de feiras e eventos para o Rio. Dessa forma, o expositor de outros estados passará a pagar o tributo apenas sobre o que foi vendido.
Outras iniciativas foram o aumento da presença do Rio de Janeiro em feiras, eventos e exposições nacionais e internacionais para a divulgação do estado e o lançamento do Mapa do Turismo do Estado na Rodoviária Novo Rio. A plataforma apresenta as regiões e as cidades como potenciais destinos turísticos no maior terminal rodoviário da América Latina em movimentação de passageiros: 1 milhão de passageiros/mês. A rodoviária é responsável por 20% do movimento turístico do estado. O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, também esteve presente ao seminário.