Governador mobiliza força-tarefa com mais de 6,5 mil agentes do Estado para atuar na prevenção e mitigação de eventuais danos causados pelas chuvas

Cláudio Castro acompanha o monitoramento dos altos índices pluviométricos esperados para as próximas horas em base de Petrópolis. Outras unidades descentralizadas foram montadas na Baixada Fluminense e na Costa Verde

O governador Cláudio Castro mobilizou, nesta sexta-feira (04/04), uma força-tarefa com mais de 6,5 mil agentes de Defesa Civil, bombeiros e policiais militares para atuar com agilidade na prevenção e mitigação de eventuais danos causados pelas chuvas em locais mais atingidos pelos temporais, como Região Serrana, Baixada Fluminense e Costa Verde. Os agentes estão de prontidão ao longo dos próximos dias e seguem em contato permanente com os municípios para o atendimento a possíveis emergências como cheias de rios, pontos de alagamentos e deslizamentos. Castro acompanha em Petrópolis o cenário das chuvas e o monitoramento dos altos índices pluviométricos esperados para as próximas horas em todo o estado. Até o momento, não houve incidentes graves.  

–  A mobilização prévia faz toda a diferença, quando o assunto é salvar vidas. Estamos prontos e alinhados, por meio do nosso comitê, com as prefeituras para atuar. Desde o início da semana, começamos a nos preparar para as chuvas previstas. Separamos o maquinário de ajuda à limpeza e socorro para todas as regiões do estado. Organizamos em posições estratégicas para que, em caso de necessidade, cheguem rapidamente aos pontos atingidos. Vamos seguir com o trabalho de monitoramento por aqui e em outros locais até domingo – reforçou Castro.

O governador informou ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também já se mobilizou e organizou kits de ajuda humanitária. Para a cidade de Angra dos Reis, um dos locais mais afetados até o momento, foram entregues 500 cestas básicas, 500 colchões, 500 kits de limpeza, assim como kits de higiene pessoal. Além disso, serão disponibilizados 500 fardos de água. Os abrigos também estão de sobreaviso.

A Secretaria do Ambiente também ampliou o programa Limpa Rio preventivamente, durante esta semana, em Rio das Ostras, onde pontos de alagamento foram já evitados.

Bases descentralizadas

Após determinação de Castro, bases de monitoramento foram instaladas no Quartel de Bombeiros de Petrópolis, no Batalhão da PM de Mesquita, na Baixada Fluminense, e no Quartel de Angra dos Reis, na Costa Verde.  

O secretário de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, coronel Tarciso Salles, esteve em Angra dos Reis e reforçaou a ação de socorro em locais mais suscetíveis a riscos, segundo a previsão do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais). O secretário vai monitorar do local as condições climáticas e acionar protocolos do Plano de Contingência do Estado, em caso de necessidade. 

Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Menezes, coordena a missão de ativação do plano de contingência. Os Comandos de Policiamento de Área (CPAs), que concentram a gestão regionalizada dos batalhões operacionais, estão em estágio de atenção. Os policiais também estão à disposição para usar os kits do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), que inclui  cinco retroescavadeiras, cinco caminhões-prancha, cinco caminhões basculantes e três viaturas monoaquáticas, além da embarcação de casco rígido.

CEMADEN-RJ e previsão do tempo

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

Sábado o céu vai estar nublado a encoberto com pancadas de chuva moderada a muito forte, com raios e rajadas de vento, em todas as regiões, a qualquer momento durante o período. Possibilidade de rajadas moderadas a fortes. No domingo, o céu estará nublado passando a parcialmente nublado, com chuva fraca a moderada até o período da tarde, em todas as regiões. Os ventos estarão moderados. Na segunda-feira, o cenário muda para parcialmente nublado, com pancadas isoladas de chuva fracas. Os ventos estarão fracos a moderados.

 – É importante que a população esteja atenta aos alertas da Defesa Civil e obedeça aos comandos para que possamos garantir a preservação de vidas – finalizou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *